Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11559
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_TaisaLopesSoaresDaCosta.pdf629,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de legibilidade dos pronunciamentos técnicos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis
Autor(es): Costa, Taísa Lopes Soares da
Orientador(es): Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto: Contabilidade
Informação contábil
Data de apresentação: Fev-2014
Data de publicação: 14-Dez-2015
Referência: COSTA, Taísa Lopes Soares da. Análise de legibilidade dos pronunciamentos técnicos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis. 2014. 29 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O propósito deste trabalho é analisar o grau de legibilidade dos pronunciamentos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPCs de 2012, vigentes até então. Para isto, (1) foi analisado o grau de legibilidade dos pronunciamentos revogados, (2) das normas internacionais (IAS - International Accounting Standard e IFRS - International Financial Reporting Standards) emitidas pelo IASB - International Accounting Standards Board, correspondentes a cada pronunciamento vigente, e (3) foi feita a comparação de (1) e (2) com os pronunciamentos vigentes. Além disto, (4) foi feita a análise de legibilidade dos conceitos de: perdas e ganhos; probabilidade; despesas e receitas; risco financeiro e seguro — todos extraídos do CPC 00 ou do CPC 11, já que tais CPCs são conceituais. As análises (1), (2), (3) e (4) foram feitas utilizando-se o teste de facilidade de leitura Flesch – “Flesch Readability Formula”, desenvolvida por Flesch (1948), uma das maneiras de se medir a legibilidade de um texto. Os resultados encontrados nas análises (1), (2) e (3) demonstraram que o grau de legibilidade é considerado DIFÍCIL em: 60% dos CPCs vigentes; 67% das normas internacionais correspondentes aos CPCs vigentes; e 57% dos CPCs revogados. Também foi verificado um grau de legibilidade ruim na análise em separado dos trechos referentes aos conceitos extraídos dos CPCs 00 e 11. A média do índice Flesh dos conceitos foi de 48,28, representando um grau de legibilidade “difícil”. Concluiu-se que foi obtida uma melhora significativa na tradução das normas internacionais (IAS e IFRS) nos CPCs vigentes, mas que não houve uma evolução no grau de legibilidade dos CPCs vigentes em comparação com os CPCs revogados.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis
Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons