Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11594
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ElidaGabrielledosSantosSousaAraujo.pdf619,8 kBAdobe PDFver/abrir
2015_ElidaGabrielledosSantosSousaAraujo_memorial.pdf328,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Accio Comunicare : uma análise “trouxa” das Mídias de Hogwarts
Autor(es): Araújo, Élida Gabrielle dos Santos Sousa
Orientador(es): Geraldes, Elen Cristina
Assunto: Rowling, J. K., 1965-
Comunicação nas organizações
Cultura organizacional
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 29-Dez-2015
Referência: ARAÚJO, Élida Gabrielle dos Santos Sousa. Accio Comunicare: uma análise “trouxa” das Mídias de Hogwarts. 2015. 24 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Obras de ficção muitas vezes trazem situações com as quais nos deparamos em nosso cotidiano. Há também as que são fantasiosas e retratam situações inexistentes no mundo real. Hogwarts, a escola de bruxaria da saga Harry Potter, de J.K. Rowling, é uma instituição fictícia e fantasiosa que possui vários aspectos e características de uma instituição “real”. A autora nos apresenta mídias próprias do mundo bruxo, responsáveis pela transmissão de informações e pela comunicação das personagens. Neste artigo vamos discutir como a utilização dessas mídias pode interferir no clima e na cultura organizacional de Hogwarts. Por meio de uma revisão de bibliografia entenderemos o papel de cada mídia presente na saga para o clima desse ambiente escolar, quais se destacaram para que as mudanças ocorressem e algumas consequências por elas trazidas. Fazendo um contraponto com as teorias da Comunicação Organizacional, compreenderemos que, apesar de fictícia, Hogwarts se aproxima muito de nossa realidade. Observamos que algumas tiveram grande destaque para as mudanças que ocorreram e outras nem tanto. Sendo assim, este artigo foi um excelente exercício para identificar aspectos importantes estudados durante o curso de Comunicação Organizacional.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2015.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons