Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11607
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LucianadeCamillisPostiglioni.pdf300,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Representação social da figura materna e paterna na mídia : uma análise de discurso crítica
Autor(es): Postiglioni, Luciana de Camillis
Orientador(es): Silva, Francisca Cordélia Oliveira da
Assunto: Análise do discurso
Mídia
Parentalidade
Mãe e filhos
Pais e filhos
Pais e mães - identidade
Data de apresentação: 7-Jul-2015
Data de publicação: 6-Jan-2016
Referência: POSTIGLIONI, Luciana de Camillis. Representação social da figura materna e paterna na mídia: uma análise de discurso crítica. 2015. 23 f., il. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Entendemos o discurso como parte da prática social, sendo assim, analisar um discurso é analisar também a sociedade em que vivemos. Objetiva-se com esse estudo, por meio da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001; VAN LEUUWEN, 1997; THOMPSON, 1995), identificar como a mídia trata a mulher e o homem quando o assunto é criação e educação das crianças. O objeto de análise consiste em duas reportagens publicadas em site de notícias, que tratam de pais e mães que assumem a criação dos filhos sozinhos. Verificamos grande discrepância na representação das figuras femininas e masculinas, e nas formas de operação de ideologia (THOMPSON, 1995) contidas em cada texto jornalístico. Notamos que o discurso das mães é carregado de culpa e de frustração, geralmente gerado por críticas alheias, já, no de pais solteiros, o foco é a superação, a dedicação e o afeto. Concluímos que, em pleno século XXI, a falácia da designação natural da mulher para a maternidade continua fortemente difundida, enquanto ao homem é permitido e natural o abandono dos filhos, e, quando o contrário acontece, o feito parece merecer destaque a ponto de virar pauta de reportagem.
Informações adicionais: Monografia (graduação)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2015.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons