Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11621
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CarolinaGabrielleNunesLins.pdf716,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Benefícios Eventuais : possibilidades e limites para sua efetivação no CRAS de Riacho Fundo I
Autor(es): Lins, Carolina Gabrielle Nunes
Orientador(es): Neves, Angela Vieira
Assunto: Benefícios eventuais
Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 6-Jan-2016
Referência: LINS, Carolina Gabrielle Nunes. Benefícios Eventuais: possibilidades e limites para sua efetivação no CRAS de Riacho Fundo I. 2015. 69 f., il. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso problematiza as políticas de Assistência Social, dando ênfase ao acesso dos cidadãos aos Benefícios eventuais. Destaca-se o auxilio vulnerabilidade e o auxilio natalidade que são os mais demandados no CRAS Riacho Fundo I, e que foram instituídos pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela lei orgânica da assistência social, Lei n. 8.742 de 7 de dezembro de 1993.A pesquisa de campo foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Riacho Fundo I, que se configura como a primeira “porta de entrada” para a aquisição do benefício. Nessa pesquisa se analisou os conceitos de Assistencia Social, Beneficios Eventuais, limites e possibilidades de acesso, além de legislações,terminologias e definições referentes a este tema. A pesquisa foi orientada por uma metodologia qualitativa e foram realizadas observações e quatro (4) entrevistas com os profissionais do CRAS, sendo 3 destas com Agentes Sociais e 1 com Assistente Social. Os resultados obtidos apontam que não são todos os cidadãos que procuram os serviços que conseguem acessar aos benefícios eventuais, devido a grande exigência de critérios o que se caracterizam como uma focalização e não um direito universal.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2015.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons