Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11681
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AmandaVanessaPereiradeAssuncao.pdf1,62 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Política de cotas raciais na UnB : um estudo sobre o acesso de negros na universidade durante o período 2004 a 2012
Autor(es): Assunção, Amanda Vanessa Pereira de
Orientador(es): Nogueira, Danielle Xabregas Pamplona
Assunto: Sistema de cotas
Cotas raciais - universidades
Universidade de Brasília (UnB)
Negros - educação
Data de apresentação: 11-Dez-2015
Data de publicação: 20-Jan-2016
Referência: ASSUNÇÃO, Amanda Vanessa Pereira de. Política de cotas raciais na UnB: um estudo sobre o acesso de negros na universidade durante o período 2004 a 2012. 2015. x, 65 f,. il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Apesar da escravidão ter sido abolida acerca de um século, o racismo ainda se mostra enraizado em nossa cultura. Assim, as políticas sociais emancipatórias visam a melhoria na qualidade de vida da população, observando o momento econômico e político em que a sociedade se encontra. Nesse sentido, o presente estudo, tem como objetivo investigar, como o programa de cotas raciais contribuiu para o acesso de estudantes negros ao ensino superior na Universidade de Brasília (UnB), no período 2004-2012. Em 2004, foi implementada a política de cotas raciais na Universidade de Brasília com o objetivo de redistribuir alunos negros ao longo de todos os cursos que a universidade oferta. Após de 10 anos do sistema, a pesquisa buscou responder a seguinte questão: as cotas raciais cumpriram com seu papel de ingresso e redistribuição de alunos negros na UnB? A pesquisa realizada classifica-se como descritiva. Onde observou-se documentos que forneceram dados a respeito do acesso de negros na UnB e da demanda de candidatos ao sistema de cotas raciais, sendo possível concluir que o programa de cotas raciais na universidade cumpriu com sua tarefa de aumentar o acesso de alunos negros a universidade e redistribui-los entre os cursos, além de mostrar que os candidatos negros buscam cursos de menor prestígio social e buscam de forma crescente nos cursos da área de saúde.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de, Administração, Contabilidade, Economia e Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, Curso de Gestão de Políticas Públicas, 2015.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons