Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11707
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AlexandreBezerra.pdf831,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Eficiência técnica das concessionárias de energia elétrica do Brasil
Autor(es): Bezerra, Alexandre Peixoto
Orientador(es): Serrano, André Luiz Marques
Assunto: Energia elétrica - consumo
Energia elétrica - distribuição
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 25-Jan-2016
Referência: BEZERRA, Alexandre Peixoto. Eficiência técnica das concessionárias de energia elétrica do Brasil. 2015. 87 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A energia elétrica é um fator de extrema relevância para a sociedade moderna. Nenhuma nação consegue se desenvolve sem fontes energéticas que sustentem o modelo de desenvolvimento atual. Para o Brasil tal importância não podia ser diferente, justifica isso o fato de ter sido o país um dos pioneiros no uso da eletricidade de forma comercial. No entanto, a forma de produção e distribuição de energia elétrica no Brasil passou por inúmeras transformações. Em um primeiro momento não houve nenhuma intervenção do Estado nesses processos, o particular produzia e distribuía sua própria energia, aqui a demanda por energia não era tão alta, todavia, a oferta também não era legislada, havia um descontrole total de preços cobrados. Posterior, em um segundo momento, o Estado passou a centralizar toda a produção e a distribuição, nesse momento a demanda por eletricidade já era grande e o Estado em sua ineficiência não conseguia atender toda a demanda, a oferta era muito abaixo do necessário. Por último, o Estado repassou toda o processo produtivo e distributivo ao particular cabendo a esse apenas o papel de fiscalizar os processos e em fim chegou-se ao equilíbrio entre demanda e oferta, como existe o controle estatal não existe desequilíbrio de preços. Mesmo na situação de equilíbrio que enfrentamos hoje é dados momentos acontece imprevistos que tendem a romper com esse equilíbrio, por exemplo, o ano de 2001 que o país passou por um racionamento de eletricidade duro e que gero um transtorno em todo o Brasil. Isso se deu porque é a eletricidade a principal fonte responsável por move as industrias, o comércio e os principais bens que cercam o homem. Em conseqüência disso, é de extrema importância verificar alternativas para que os racionamentos do passado não retorne aos dias presentes e futuros. Nosso trabalho sugere como alternativa a esse problema o estudo da eficiências das concessionárias de energia elétrica. Foram pesquisas 104 concessionárias cadastradas junto a ANEEL, utilizando-se da metodologia Análise Envoltória de Dados no modelo CCR, com orientação a inputs, para verificar a eficiência das empresas empregando variáveis a quantidade consumidores que tem , consumo de energia e receita dessa empresas. Por fim, verificou-se se houve mudança na eficiência e na tecnologia no período de tempo avaliado através do índice de Malmquist. O período analisado é de 2009 a 2014, total de seis anos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons