Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11731
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_PolicarpoFranciscoQuipungo.pdf1,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão de stakeholders como elemento estratégico nas organizações : o caso da Petrobras
Autor(es): Quipungo, Policarpo Francisco
Orientador(es): Vieira, Diego Mota
Assunto: Administração de empresas
Stakeholders
Petrobras
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 27-Jan-2016
Referência: QUIPUNGO, Policarpo Francisco. Gestão de stakeholders como elemento estratégico nas organizações: o caso da Petrobras. 2015. 81 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho buscou explorar a questão sobre como a gestão de stakeholders pode ser um elemento estratégico na realização dos objetivos das organizações. Com isso, pressupôs-se com este estudo, preencher uma lacuna teórica e prática na gestão estratégica dos stakeholders. Todas as evidências empíricas necessárias para a concretização deste trabalho foram oriundas do estudo de caso da PETROBRAS. Por isso, o estudo traz uma contribuição no desenvolvimento de conhecimentos a respeito da identificação e gestão de stakeholders e as estratégias criadas para a gestão do relacionamento com as partes interessadas e identificadas nas estratégias organizacionais. Foi a partir de estudos dos modelos de análise de stakeholders de Savage et al. (1991); Mitchell et al. (1997); Gomes et al. (2010); Hardy (1996) e Henriques e Sadorsky (1999) que se desenvolveu o estudo de caso sobre a PETROBRAS. Foi feita uma pesquisa do tipo exploratória que permitiu buscar dados em documentos e reportagens a fim de compor as informações que permitiram a identificação dos agentes e consequente análise e classificação deles quanto ao poder, legitimidade e urgência de demanda, analisando assim as suas capacidades de influenciar na realização dos objetivos da organização. Os resultados do trabalho puderam ser considerados satisfatórios na medida em que se conseguiu fazer a devida identificação das partes interessadas e a análise das influências destes atores na PETROBRAS. Nos resultados, determinou-se também os stakeholders definitivos da PETROBRAS, tais como: Os Definitive Supportives, Os Definitive Non Supportives e os Definitive Mixed Blessing. Estes por sua vez, foram classificados como Reguladores, Colaboradores, Controladores e Legitimadores. E, sobre estes agentes interessados, aplicaram-se as estratégias de gestão de stakeholders propostas por Henriques e Sadorsky (1999). Com isso, concluiu-se que os objetivos específicos foram discutidos e seus resultados permitiram responder a problemática do estudo e satisfazer o objetivo geral.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons