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Título: Fatores que influenciam o processo de internacionalização de empresas brasileiras : uma análise do investimento direto externo
Autor(es): Borges, Larissa Miranda Rocha
Orientador(es): Pinheiro, Danielle Sandi
Assunto: Empresas
Internacionalização de empresas
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 28-Jan-2016
Referência: BORGES, Larissa Miranda Rocha. Fatores que influenciam o processo de internacionalização de empresas brasileiras: uma análise do investimento direto externo. 2015. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O investimento direto externo (IDE) é uma das formas de internacionalização que a empresa pode escolher para a sua inserção competitiva na economia global. Esta modalidade de investimento internacional está pautada no controle operacional de empresas no exterior. Desde 1990 vivenciamos um período de forte expansão mundial de IDE. Embora as empresas multinacionais de origem de países desenvolvidos sejam responsáveis pela maior parte dos investimentos mundiais, os dados recentes mostram um crescimento significante na presença de multinacionais originárias de países emergentes. Quando comparado o processo de internacionalização vivido pelo Brasil com o processo vivido por outros países em desenvolvimento, percebe-se que o Brasil ainda é um ator muito pequeno e a internacionalização continua sendo um fenômeno bastante volátil no país, sujeito a oscilações e evolução inconstante em um ambiente com poucas políticas de apoio à internacionalização. A situação brasileira, no quesito competitividade de investimentos externos de empresas, não é muito favorável. Apesar de existirem iniciativas positivas, como o apoio financeiro do BNDES, a negociação recente de acordos de investimento, o plano Brasil Maior, entre outros, é evidente que o Brasil não possui uma política efetiva de apoio à internacionalização de empresas por meio de IDE. Dessa forma, é importante fomentar a discussão sobre os fatores que influenciam o IDE, para que a inserção do Brasil no mercado internacional de forma competitiva e eficaz não continue como uma realidade distante.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
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