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2015_JoelmaGouveiadeQueirozPorto.pdf1,6 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorOdelius, Catarina Cecília-
dc.contributor.authorPorto, Joelma Gouveia de Queiroz-
dc.identifier.citationPORTO, Joelma Gouveia de Queiroz. Competências: um estudo sob a ótica de alunos iniciantes e formandos de um curso de administração. 2015. 75 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.en
dc.description.abstractAs universidades exercem uma importante função na sociedade como disseminadoras do saber e agente ativo pelo preparo de profissionais qualificados para o mercado de trabalho. Partindo desse princípio, este estudo teve como objetivo analisar a percepção de acadêmicos iniciantes e formandos de um curso de Administração quanto o domínio e a importância de competências necessárias à atuação profissional como administrador, e ainda, junto aos formandos, verificar a contribuição do curso para o desenvolvimento das competências pesquisadas. O instrumento utilizado para coleta de dados teve como base o modelo proposto por Godoy et al (2009) apoiado nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Os dados foram analisados de forma quantitativa, por meio de técnicas estatísticas descritivas e multivariadas, abrangendo um total de 307 alunos do curso de bacharelado em Administração de uma universidade federal. A análise fatorial foi realizada para validação das escalas de importância e contribuição, as quais apresentaram cada uma delas, uma estrutura unifatorial. Dentre os principais resultados, constatou-se que os alunos iniciantes e formandos, possuem um maior domínio das competências sociais e um menor domínio das competências técnico-profissionais. Ao levar em consideração a percepção dos formandos, os resultados indicam que o curso vem contribuindo para o desenvolvimento de competências básicas, porém, recomenda-se que sejam feitos estudos no intuito de verificar como esta e outras competências são abordadas nas disciplinas, bem como verificar a relação dessas e de outras competências ao que está prescrito no projeto pedagógico do curso.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEstudantes universitáriosen
dc.subject.keywordAdministração - ensino superioren
dc.titleCompetências : um estudo sob a ótica de alunos iniciantes e formandos de um curso de administraçãoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2016-01-28T13:35:59Z-
dc.date.available2016-01-28T13:35:59Z-
dc.date.issued2016-01-28T13:35:59Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11749-
dc.language.isoPortuguêsen
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