Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11750
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JulianaCristinaMaresLaranja_memorial.pdf832,22 kBAdobe PDFver/abrir
2015_JulianaCristinaMaresLaranja.pdf4,63 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As representações sociais do ateu na TV brasileira : uma análise de discurso de programas da TV aberta
Autor(es): Laranja, Juliana Cristina Mares
Orientador(es): Geraldes, Elen Cristina
Assunto: Ateísmo
Religião
Televisão - programas
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 28-Jan-2016
Referência: LARANJA, Juliana Cristina Mares. As representações sociais do ateu na TV brasileira: uma análise de discurso de programas da TV aberta. 2015. 26 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho busca analisar as representações sociais do ateu na mídia brasileira, a partir de alguns conteúdos da TV aberta que abordam o tema. A fim de compreender o objeto pesquisado, elaborou-se um estudo acerca de discursos televisivos que expressam representações sociais dos indivíduos sem crença. O trabalho foi desenvolvido por meio de um levantamento feito pela internet de programas brasileiros exibidos em canais da televisão aberta. Foram escolhidos três programas para análise: uma edição do programa jornalístico Brasil Urgente e também cenas das novelasSangue Bom e Babilônia. Também foi realizada uma pesquisa exploratória de natureza bibliográfica visando ao conhecimento dos contextos históricos e filosóficos nos quais o ateu está inserido. Os resultados mostram que a postura moral dos ateus vem sendo questionada há muito tempo, o que contribui para a geração do preconceito e da discriminação reproduzidos pelos discursos na televisão.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação Social, Comunicação Organizacional, 2015.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons