Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11788
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AndrezaJesusMeireles.pdf839,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desafios na implantação da gestão por competências no âmbito de uma autarquia federal
Autor(es): Meireles, Andreza Jesus
Orientador(es): Amorim, Ronni Geraldo Gomes de
Assunto: Setor público
Setor público - gestão de pessoas
Gestão por competências
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 2-Fev-2016
Referência: MEIRELES, Andreza Jesus. Desafios na implantação da gestão por competências no âmbito de uma autarquia federal. 2015. 49 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração Pública)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente estudo trata da gestão de pessoas no setor público, sob a perspectiva da gestão por competências. Tendo em vista o papel estratégico que os recursos humanos têm nas organizações, a fim de que estas alcancem seus objetivos e atinjam uma entrega efetiva de bens ou serviços públicos à sociedade, faz-se necessário analisar o sistema de gestão de pessoas no setor público: a base legal, as vantagens e as limitações deste sistema. Com vistas à gestão estratégica de pessoas, um possível caminho é a adoção da gestão por competências na Administração Pública Federal, de modo que os órgãos atuem de forma voltada ao alcance dos objetivos estratégicos, sem se esquecerem de que para tanto, as pessoas são essenciais. Assim, investigam-se os desafios na implantação da gestão por competências no governo federal. Para tanto, conta-se com o aporte da legislação sobre gestão de pessoas no setor público, bem como com o apoio da literatura especializada acerca da gestão por competências. De abordagem qualitativa, o estudo baseia-se na pesquisa bibliográfica e na pesquisa documental, lançando mão da análise documental e da análise de conteúdo a fim de investigar documento que subsidia o processo de implantação da gestão por competências em determinado órgão público. Conclui-se que o governo federal deve trabalhar em prol de instrumentalizar a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal. Além disso, algumas especificidades do setor público limitam a implantação efetiva da gestão por competências. Por fim, constata-se que o estado da arte sobre a temática é muito vasto, de modo que se faz necessário o estudo de vários conceitos e de modelos a fim de adaptá-los conforme as necessidades e o negócio da organização.
Informações adicionais: Monografia (graduação)— Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Programa Nacional de Formação em Administração Pública, Diretoria de Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Bacharelado em Administração Pública, 2015.
Aparece na Coleção:Administração Pública



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons