Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11796
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GuilhermeMendonçadaSilva.pdf745,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Retornos de ofertas públicas iniciais de ações em períodos de crise
Autor(es): Silva, Guilherme Mendonça da
Orientador(es): Britto, Paulo Augusto Pettenuzzo de
Assunto: Crise econômica
Mercado de capitais
Abertura de capital
Data de apresentação: 22-Jul-2013
Data de publicação: 3-Fev-2016
Referência: SILVA, Guilherme Mendonça da. Retornos de ofertas públicas iniciais de ações em períodos de crise. 2013. 43 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O Initial Public Offering (IPO) é um processo no qual uma empresa lança ações no mercado de capitais pela primeira vez e é uma forma para se expandir suas operações e investimentos. Num cenário econômico desfavorável, como o encontrado no período da crise de 2008, os IPOs ocorreram em menor número, apenas quatro em 2008 e seis 2009, enquanto o ano de 2007 teve 64 operações. Isso pode ter acontecido pelo temor do mercado e pelos riscos envolvidos para as empresas que desejam abrir capital em uma crise. A falta de confiança dos investidores faz com o mercado espere resultados negativos para períodos conturbados. Neste contexto, o objetivo deste estudo é verificar se os IPOs realizados nos anos de 2008 e 2009 apresentaram retornos de longo prazo positivos ou negativos, e se estavam de acordo com as anomalias observadas por outros autores quanto aos retornos de longo prazo de ações. Para a realização do trabalho utilizou-se o método do estudo de eventos, e junto com as cotações das ações durante o período de 2008 a 2012, foi possível analisar os desempenhos das empresas que lançaram ações nesta época. O resultado mostrou que as ações das empresas tiveram, em sua maioria, retornos positivos no longo prazo, diferentemente do observado por outros autores que também analisaram o retorno de longo prazo de IPOs realizados em outros anos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons