Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11823
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_DaniloRodriguesdeAlbuquerque.pdf215,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise das demonstrações consolidadas de empresas com patrimônio líquido negativo em controladas
Autor(es): Albuquerque, Danilo Rodrigues de
Orientador(es): Rodrigues, Fernanda Fernandes
Assunto: Demonstrações contábeis
Patrimônio líquido
Balanço (Contabilidade)
Data de apresentação: Jun-2014
Data de publicação: 4-Fev-2016
Referência: ALBUQUERQUE, Danilo Rodrigues de. Análise das demonstrações consolidadas de empresas com patrimônio líquido negativo em controladas. 2014. 22 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: As demonstrações individuais e consolidadas são diferentes diante do que cada uma se propõe a informar, sendo que a primeira representa o patrimônio de uma empresa enquanto a segunda, de um grupo econômico. Por isso o estudo tem por objetivo analisar o reflexo da ocorrência de passivo a descoberto nas controladas no patrimônio líquido consolidado. A partir do ranking da Revista Exame das maiores empresas no Brasil de 2012, ordenado pelo volume de vendas líquidas, foram selecionadas 300 empresas para se verificar tal situação. Pela análise das notas explicativas e balanço patrimonial das companhias listadas na Bovespa em 2013, foram observados se haviam coincidência do patrimônio líquido consolidado e individual, passivo a descoberto nas controladas e reconhecimento de provisão para passivo a descoberto. Foram identificadas oito empresas que não reconheceram provisão para passivo a descoberto, ou contas semelhantes, sendo seu patrimônio líquido consolidado diferente do individual. Foi verificado que em alguns índices de liquidez houve alterações relevantes, enquanto no índice de rentabilidade do patrimônio líquido permaneceu estável para a maioria destas companhias. Assim, a comparação de ambas as demonstrações podem gerar interpretações diferentes, sendo relevante levar em consideração as variações encontradas para que não haja viés nas análises das demonstrações.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons