Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11824
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RodrigoSpinoladeAraujoRamos.pdf1,56 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Divergências na adoção das IPSAS no setor público : uma análise comparativa internacional da demonstração da posição financeira
Autor(es): Ramos, Rodrigo Spínola de Araújo
Orientador(es): Lima, Diana Vaz de
Assunto: Balanço (Contabilidade)
Demonstrações contábeis
Normas Internacionais de Contabilidade aplicadas ao Setor Público (IPSAS)
Data de apresentação: 21-Jun-2013
Data de publicação: 4-Fev-2016
Referência: RAMOS, Rodrigo Spínola de Araújo. Divergências na adoção das IPSAS no setor público: uma análise comparativa internacional da demonstração da posição financeira. 2013. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este estudo tem como objetivo evidenciar as divergências na forma de elaboração da Demonstração da Posição Financeira (Balanço Patrimonial) elaboradas entre os anos de 2010 e 2011 pelos Governos de sete países em processo de convergência: Brasil, Canadá, Estados Unidos, França, México, Reino Unido e União Européia, tendo por base a proposta apresentada na IPSAS 1 — Presentation of Financial Statements, por meio de uma análise da forma dos itens presentes no balanço e da relação entre o patrimônio líquido (PL) e seus ativos. Trata-se de estudo de natureza exploratória, com abordagem de pesquisa do tipo qualitativa, com coleta de dados realizada de forma essencialmente documental. A justificativa para o estudo está na percepção de que, com relação às IPSAS, os países vêm adotando estratégias para atender suas tipicidades locais, o que pode prejudicar a aceitação e a convergência internacional a essas normas. Os resultados mostram que, na elaboração da Demonstração da Posição Financeira, nenhum dos sete países analisados atende integralmente aos itens presentes na IPSAS 1, e que o Brasil foi o único país cuja variação patrimonial apresentou-se positiva ao adotar os procedimentos patrimoniais indicados pelas IPSAS, o que reforça a recomendação sobre a necessidade de se manter um maior cuidado antes de as novas regras serem institucionalizadas pelos países adotantes.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons