Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11835
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CharlesGuimaraesdosSantos.pdf579,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cargos comissionados : reflexões sobre este modelo de admissão no serviço público
Autor(es): Santos, Charles Guimarães dos
Orientador(es): Gomes, Vanessa Cabral
Assunto: Cargos comissionados
Setor público - formas de admissão
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 4-Fev-2016
Referência: SANTOS, Charles Guimarães dos. Cargos comissionados: reflexões sobre este modelo de admissão no serviço público. 2015. 57 f. Monografia (Bacharelado em Administração Pública)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo explorar a questão dos cargos comissionados em todas as esferas e funções de poder, de modo a se definir se este careceria ou não de mudanças. Visou investigar também se esta forma de provimento ao cargo público há de ser aperfeiçoado, mantido ou extinto, qual o grau de liberdade que os nomeantes possuem na escolha de seus comissionados, analisar possíveis restrições de acesso a estes cargos, avaliar a possibilidade de questionamentos frente às escolhas dos nomeantes, investigar a existência ou não de órgãos que possam coibir nomeações irregulares e analisar eventuais punições aos gestores que promovam nomeações em discordância com o ordenamento jurídico. Nesse contexto, foi possível perceber que há vários posicionamentos quanto à contratação e o acesso ao cargo público por meio do comissionamento, carecendo o assunto sim de uma maior atenção. Das muitas reflexões possíveis, certamente algumas delas geraram subsídios para a melhor compreensão do tema. O método utilizado para a elaboração deste trabalho constituiu-se a partir de pesquisa bibliográfica, o que permitiu uma gama satisfatória de fenômenos passíveis de análise. Através dos resultados alcançados, foi possível perceber-se que não há consenso ou modelo de admissão que se apresente mais próximo do que seria o ideal.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Diretoria de Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Programa Nacional de Formação em Administração Pública, Universidade de Brasília, 2015.
Aparece na Coleção:Administração Pública



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons