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Título: Lance Armstrong : o mito do herói e sua construção e desconstrução pelos meios de comunicação
Autor(es): Trancoso, Ezequiel Eckhardt
Orientador(es): Souza, Maria Letícia Renault Carneiro de Abreu e
Assunto: Armstrong, Lance Edward, 1971-
Mídia
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 4-Fev-2016
Referência: TRANCOSO, Ezequiel Eckhardt. Lance Armstrong: o mito do herói e sua construção e desconstrução pelos meios de comunicação. 2015. 96 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a forma como a mídia construiu e desconstruiu o mito do herói na trajetória do ex-ciclista Lance Armstrong. A construção se deu quando Armstrong se recuperou de um câncer e voltou ao esporte para conquistar o Tour de France,principal competição do ciclismo, sete vezes consecutivas. Já a fase de desconstrução do mito se deu quando houve a descoberta de que Armstrong havia competido sob uso de doping durante os principais anos de sua carreira. A análise realizada busca demonstrar as diferentes formas de representação de Lance Armstrong nestes dois períodos, seja em matérias jornalísticas, produtos publicitários, obras audiovisuais e imagens fotográficas, e como tais representações foram responsáveis pela mitificação e desmitificação do ciclista. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study intends to analyse how the media have constructed and deconstructed the hero’s myth in Lance Armstrong’s path. The construction was made when Armstrong recovered from a cancer to win the most important event in cycling, the Tour de France, seven times in a row. The myth’s deconstructing stage was made after the discovery that Armstrong had competed under the effects of doping during the most prominent years of his career. The analysis intends to demonstrate the different ways of representation of Lance Armstrong in this two phases in journalistic news, advertising products, audio-visual work and photographies, and how such representations were responsible for the cyclist mytification and dismytification.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2015.
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