Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1185
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_NataliaFernandesCamargo.pdf564,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do comprometimento organizacional na administração central dos Correios
Autor(es): Camargo, Natalia Fernandes
Orientador(es): Guimarães, Tomás de Aquino
Assunto: Administração de pessoal
Comprometimento organizacional
Comportamento organizacional
Data de apresentação: 10-Dez-2009
Data de publicação: 29-Out-2010
Referência: CAMARGO, Natalia Fernandes. Análise do comprometimento organizacional na administração central dos Correios. 2009. 49 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: As empresas do século XXI atuam em ambientes competitivos e necessitam adotar ações proativas visando aumentar os respectivos níveis de competitividade. Nessa linha, a adoção de políticas de gestão de pessoas que impulsionem o desempenho dos empregados e aumentem o nível de comprometimento com a organização, fazem parte do contexto de suporte à competitividade. A análise do nível de comprometimento de funcionários, portanto, representa etapa fundamental para as práticas de gestão de pessoas. Nesse cenário, o objetivo do presente trabalho é analisar o enfoque de comprometimento organizacional percebido por funcionários da Administração Central dos Correios e as relações existentes entre o grau de comprometimento e dados demográficos dos colaboradores. Desta forma foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo, do tipo quantitativa, que por meio de um questionário desenvolvido por Meyer e Allen (1991) possibilitou atingir os objetivos da pesquisa. O referencial teórico explorou os principais conceitos e tipologias relacionados com o tema pesquisado, sendo que comprometimento organizacional é definido, para os efeitos deste trabalho, como um vínculo de natureza afetiva, normativa ou calculativa estabelecido entre o indivíduo e a organização. Os dados foram coletados junto a funcionários da Administração Central dos Correios, em Brasília – DF. O questionário utilizado englobou os três enfoques de comprometimento estudado, a partir de uma escala do tipo Likert de concordância (1=discordo totalmente até 5=concordo totalmente); bem como questões sócio-demográficas. Esse questionário foi distribuído pessoalmente e por intermédio da Intranet da empresa. A amostra atendeu a proporção mínima indicada por Richardson, 310 funcionários, e caracteriza-se como amostra por acessibilidade. Os dados foram analisados com o auxílio do software SPSS versão 13, mediante técnicas estatísticas descritivas (média, moda, desvio padrão) e inferenciais (Teste- T). Os resultados revelaram o comprometimento afetivo como o predominante na empresa. A pesquisa, também, identificou uma significativa diferença da percepção do comprometimento nos quesitos sexo, idade, tempo de serviço e função ocupada. A pesquisa realizada pode contribuir para outros estudos sobre comprometimento organizacional, principalmente no que se refere à relação entre as políticas de gestão de pessoas e o comprometimento.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1185
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.