Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1186
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_KarlaRodriguesFerreira.pdf830,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A relação entre políticas de gestão de pessoas e o bem-estar no trabalho : as percepções de servidores do Tribunal Regional Federal da 1ª região
Autor(es): Ferreira, Karla Rodrigues Dias
Orientador(es): Fiuza, Gisela Demo
Assunto: Serviço público - administração de pessoal
Satisfação no trabalho
Comportamento organizacional
Data de apresentação: 18-Dez-2009
Data de publicação: 29-Out-2010
Referência: FERREIRA, Karla Rodrigues Dias. A relação entre políticas de gestão de pessoas e o bem-estar no trabalho: as percepções de servidores do Tribunal Regional Federal da 1ª região. 2009. 61 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo geral identificar a relação entre as percepções das políticas de gestão de pessoas e o bem-estar no trabalho no órgão e como objetivos específicos identificar como são percebidas as políticas de gestão de pessoas no Tribunal Regional Federal da 1ª região (TRF da 1ª região) e avaliar o grau de bem-estar no trabalho. A amostra foi composta por 93 servidores do TRF da 1ª região, especificamente das Secretarias de Administração e de Recursos Humanos. O estudo foi quantitativo utilizando-se de instrumentos validados cientificamente. Na análise dos dados, foram feitas regressões lineares para obter a relação entre as variáveis da pesquisa. Na identificação das percepções das políticas de GP no TRF da 1ª região, os resultados mostraram que as políticas mais percebidas foram as condições de trabalho, seguidas pelas recompensas. O envolvimento e as políticas que não são percebidas no órgão foram o treinamento e o desenvolvimento. Na avaliação do bem-estar no trabalho dos servidores do TRF da 1ª região, os resultados demonstraram que a variável que obteve a maior média foi a realização e que de fato os afetos positivos superaram os negativos, comprovando que os sujeitos sentem bem-estar em relação ao trabalho, porém moderadamente.Os resultados deste trabalho revelaram que as variáveis estudadas têm relações entre si. As variáveis que contribuíram para explicar o bem-estar no trabalho foram o envolvimento e as condições de trabalho. Os resultos dessa pesquisa contribuiu para a produção acadêmica na área do comportamento organizacional e para subsidiar os gestores de pessoas nas organizações.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1186
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.