Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11867
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_KarinaSantanaGuimarães.pdf919,63 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSouza, Maria Emília Gonzaga de-
dc.contributor.authorGuimarães, Karina Santana-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Karina Santana. A literatura na educação infantil e sua contribuição na formação de alunos leitores. 2014. 65 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.en
dc.description.abstractA literatura possui uma forte contribuição na formação de alunos leitores, dessa forma esse trabalho foi produzido com a intenção de analisar como vem sendo praticada a literatura na educação infantil. Tendo como objetivo específico identificar as atividades pedagógicas que influenciam positivamente na formação do aluno leitor, analisando as atividades propostas pelo professor e visando a essa formação e ao conhecimento das concepções das professoras acerca da importância da literatura na educação infantil. Contemplando aspectos históricos sobre a educação e a literatura infantil, ressaltando alguns conceitos relacionados à criança e seu mundo, bem como o surgimento da segunda colaborou para o desenvolvimento da criança. Foram apontadas algumas práticas pedagógicas, com destaque na educação infantil, que visam à formação de alunos leitores. Fundamentando-se nos autores Frantz (2011) e Garcez (2008) que se interessam por essa área de pesquisa. Este se realiza por meio de pesquisa de caráter qualitativo, realizada em uma instituição de ensino pública de Brasília/DF. A pesquisa estruturou-se em dois instrumentos, que no geral, obteve ótimos resultados: um roteiro de observação realizado com 20 crianças e duas professoras da turma em questão; e um questionário que foi respondido por cinco professoras da educação infantil. A literatura quando é utilizada intencionalmente traz fundamentais benefícios ao desenvolvimento da criança, como na leitura e escrita. Dessa forma, para que se desenvolvam futuramente bons leitores, é importante que os profissionais da educação infantil se comprometam a introduzir a literatura em suas práticas educacionais, incentivando a leitura e a paixão pelos livros.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.subject.keywordLiteratura infanto-juvenilen
dc.subject.keywordPráticas pedagógicasen
dc.titleA literatura na educação infantil e sua contribuição na formação de alunos leitoresen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-02-05T13:57:50Z-
dc.date.available2016-02-05T13:57:50Z-
dc.date.issued2016-02-05T13:57:50Z-
dc.date.submitted2014-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11867-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons