Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11874
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MaxwelRodriguesJacobinaAraujo.pdf688,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A economia solidária como um instrumento de política pública para a emancipação humana : um estudo a partir da secretaria de economia solidária do Distrito Federal
Autor(es): Araújo, Maxwel Rodrigues Jacobina
Orientador(es): Amorim, Ronni Geraldo Gomes de
Assunto: Economia solidária
Políticas públicas - economia solidária
Emancipação humana
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 5-Fev-2016
Referência: ARAÚJO, Maxwel Rodrigues Jacobina. A economia solidária como um instrumento de política pública para a emancipação humana: um estudo a partir da secretaria de economia solidária do Distrito Federal. 2015. 74 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração Pública)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho se lança sobre as bases da economia solidária, na sua construção histórica, nos seus conceitos teóricos e na sua construção prática, principalmente a partir da última década no Brasil. Busca ainda relacionar estas com os conceitos e as práticas da política pública de atenção à população, questionando assim, sobre a utilização da economia solidária como um instrumento de desenvolvimento social e emancipação política e humana num contexto social. Aqui temos a constituição social, histórica e conceitual da economia solidária como prática mundial alternativa ao sistema capitalista vigente contrapondo a sua exploração e as desigualdades por ele criadas. Questiona-se o porquê o governo não se apropria dessa ferramenta, a economia solidária, como oportunidade efetiva de transformação social. E levanta-se ainda, em aspectos gerais, como a economia solidária pode se constituir na sua prática um meio de transformação social e emancipação humana. Ao questionar se é possível a constituição de um ser humano pleno, nas suas relações sociais, no seu trabalho, na sua prática política e na sua realidade. O ser humano emancipado é capaz de transformar a sua própria realidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Diretoria de Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Programa Nacional de Formação em Administração Pública, Universidade de Brasília, 2015.
Aparece na Coleção:Administração Pública



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons