Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11905
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_NataliaContini.pdf2,96 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFreitas, Vera Lucas de-
dc.contributor.authorContini, Natalia-
dc.identifier.citationCONTINI, Natalia. A importância da mediação do professor no processo de compreensão leitora de um sujeito que tem o português como segunda língua. 2014. 115 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.en
dc.description.abstractEste trabalho emergiu da iniciação à pesquisa proposta pelo Projeto 3 da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília na área da Língua Materna, Alfabetização e Literatura, coordenada pela Profa. Dra. Vera Aparecida de Lucas Freitas no 1º semestre de 2013. A proposta de projeto baseou-se na mediação realizada por uma discente da Universidade de Brasília com uma aluna do Ensino Fundamental da cidade do Núcleo Bandeirante. O trabalho apresentado tem como objetivo entender a importância da mediação em leitura para uma criança que tem o português como segunda língua a partir da observação e análises de protocolos de leitura e prática realizadas pela pesquisadora. A técnica utilizada pela pesquisadora se baseia nos três tipos de perguntas como a objetiva, inferencial e crítico-reflexivo que, por sua vez, têm como intuito compreender como o aluno raciocina ao ler um texto e de quais ferramentas ele se utiliza para uma melhor compreensão. Foram utilizadas práticas que tiveram como objetivo inserir o aluno na atividade e fazer dos seus conhecimentos prévios e do seu senso comum, o ponto de partida para a aprendizagem e para a compreensão do texto escrito. As estratégias de leitura ditadas pela autora Isabel Solé foram a base para a construção e realização do projeto como também as teorias de Vygotsky. A metodologia utilizada foi a da leitura tutorial, proposta pela autora, onde há um maior envolvimento do aluno na atividade de leitura, em que são trazidos à tona os conhecimentos que este possui indo além do que o texto aborda relacionando-o com o contexto social no qual o aluno está inserido e resgatando a identidade deste pela reflexão do texto. Além do texto escrito, foram utilizadas as imagens e os mapas presentes no texto escolhido como sendo um exercício de interpretação de textos multimodais. Foi trabalhada: a análise do título, o caráter reflexivo e crítico do aluno, a identificação do significado das palavras-chave, a localização das informações, as inferências, a utilização dos conhecimentos prévios para a inferência do significado das palavras foram os pontos mais valorizados na elaboração do roteiro. Pode-se perceber que a aluna, ao final da atividade proposta, ampliou o seu conhecimento e enriqueceu o seu vocabulário, além de estabelecer uma relação dos conteúdos dados com o contexto no qual esta está inserida.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCompreensão na leituraen
dc.subject.keywordAquisição da segunda línguaen
dc.titleA importância da mediação do professor no processo de compreensão leitora de um sujeito que tem o português como segunda línguaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-02-12T10:34:08Z-
dc.date.available2016-02-12T10:34:08Z-
dc.date.issued2016-02-12T10:34:08Z-
dc.date.submitted2014-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11905-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons