Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11916
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RayaneEvelynRochaVasconcelos.pdf807,13 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCerqueira, Teresa Cristina Siqueira-
dc.contributor.authorVasconcelos, Rayane Evelyn Rocha-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Rayane Evelyn Rocha. A importância da participação familiar para o melhor desempenho escolar do aluno. 2014. 72 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.en
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo principal analisar a participação dos pais no desempenho escolar dos alunos. Para tentar compreender esta temática, buscou-se o referencial teórico baseado principalmente em Wallon. Para isso foi realizado uma pesquisa com sete mães e seus respectivos filhos, todos do 8º ano de Ensino Fundamental e que estudam em um colégio público do Distrito Federal. Para cada mãe foi enviado dois questionários para serem preenchidos em separado, um pela mãe e outro pelo aluno. Os resultados apontam que as mães tem boa vontade em ajudar os seus filhos quando são solicitados, porém poucos participam efetivamente da rotina escolar dos mesmos, participando somente em algumas reuniões bimestrais e quando são solicitados na escola. Conclui-se, portanto que a participação dos pais e familiares na vida escolar do seu filho contribui não apenas para o desempenho acadêmico, mas principalmente para estreitar os laços afetivos favorecendo todos os aspectos do desenvolvimento humano.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEnsino fundamentalen
dc.subject.keywordEducação - participação dos paisen
dc.titleA importância da participação familiar para o melhor desempenho escolar do alunoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-02-12T14:03:33Z-
dc.date.available2016-02-12T14:03:33Z-
dc.date.issued2016-02-12T14:03:33Z-
dc.date.submitted2014-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11916-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons