Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11919
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LucianoMunizOliveira.pdf1,54 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Licitações públicas sustentáveis : um estudo de caso na Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS
Autor(es): Oliveira, Luciano Muniz
Orientador(es): Gomes, Vanessa Cabral
Assunto: Compras públicas sustentáveis
Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
Licitação pública
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 12-Fev-2016
Referência: OLIVEIRA, Luciano Muniz. Licitações públicas sustentáveis: um estudo de caso na Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS. 2015. 43, [7] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração Pública)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Cada vez mais, a questão ambiental tem sido foco em discussões locais e internacionais e sua abordagem vem sendo desenvolvida, não somente no aspecto tecnológico, mas, sobretudo no pilar normativo. As licitações sustentáveis surgem com o propósito de uma participação ativa do Poder Público na indução, no mercado privado, de padrões de produção e consumo sustentáveis. Tal proposta permeia, ainda, os processos internos das empresas e reflete no meio social e ambiental. Assim, a pesquisa tem o objetivo de realizar um diagnóstico acerca da aplicação das licitações sustentáveis na Agência Nacional de Saúde Suplementar com vistas a mensurar, de forma factível, o engajamento do Estado nesse instrumento inovador. Para tanto, aplicou-se um questionário eletrônico aos servidores da Entidade cujos trabalhos são afetos ao tema, e também se realizou uma análise dos editais dos últimos dois anos, a fim de identificar o uso de critérios sustentáveis. Como resultados, se observou uma crescente aplicabilidade das licitações sustentáveis na ANS, entretanto se destacaram obstáculos a ser superados: deficiência na difusão de informações e comunicação entre os servidores, ausência de treinamento específico e restrição legal quando da análise do objeto e escolha de critérios sustentáveis.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Diretoria de Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Programa Nacional de Formação em Administração Pública, Universidade de Brasília, 2015.
Aparece na Coleção:Administração Pública



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons