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https://bdm.unb.br/handle/10483/11922
Título: | O desenvolvimento de valores e da moralidade como base da aprendizagem de crianças em um programa social |
Autor(es): | Borges, Raíssa Loiane dos Santos |
Orientador(es): | Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado |
Assunto: | Desenvolvimento moral Educação Interação - aluno/família/escola |
Data de apresentação: | 2014 |
Data de publicação: | 12-Fev-2016 |
Referência: | BORGES, Raíssa Loiane dos Santos. O desenvolvimento de valores e da moralidade como base da aprendizagem de crianças em um programa social. 2014. 73 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)–Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | A educação que leva em conta o desenvolvimento de valores e da moralidade permite às pessoas pensar e refletir em nível processual acerca de si, do outro e do mundo. Assim, adquire-se, ao longo das interações com o outro, um nível de consciência que inclui, mas também vai além do que é, convencionalmente, certo e errado e da estrutura lógica do julgamento, da capacidade de avaliação. Porém, como podemos observar essa formação no dia-a-dia de crianças em um programa social que apresentam vulnerabilidade social? O presente trabalho monográfico é mobilizado pelo objetivo de investigar a relação entre os processos de desenvolvimento moral e dos valores e os processos de educação no contexto de um programa alternativo que oferece atividades lúdicas, físicas e recreativas à crianças da rede pública de ensino em situação de vulnerabilidade social, priorizando a perspectiva dos educadores sobre tais processos. De forma específica, objetiva identificar os significados dos conceitos morais nas interações interpessoais das crianças em situação de atividade livre (sem regras) e em situação de atividade dirigida (mediada com regras pré-estabelecida); comparar os posicionamentos entre meninos e meninas acerca das relações vivenciadas nos diferentes ambientes socioculturais; analisar a relação entre a participação familiar na disposição das crianças para aprender e para se relacionar no contexto educacional. Foram realizadas observações de crianças em interação em atividades livres e dirigidas e foram realizadas entrevistas individuais com os professores do programa ao longo do período de observação. Foram utilizados protocolos, questionários e roteiros de entrevistas. Os resultados destacam o quanto a moralidade está presente no dia-a-dia das crianças e em suas interações. A importância do presente estudo está na visibilidade dada às crianças e à sua compreensão do sentido de conceitos morais por meio de autorreflexões promovidas na negociação dos conflitos. Por isso, é importante observar as diferenças individuais de cada criança, a negociação causada pelo conflito e questões essenciais na construção de um contexto cooperativo de aprendizagem, desenvolvimento e interação. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)–Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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