Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11923
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SaraSusaneRibeiroRocha.pdf148,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A construção do texto dissertativo-argumentativo para o ENEM em redação de alunos de escolas públicas
Autor(es): Rocha, Sara Susane Ribeiro
Orientador(es): Ribeiro, Ormezinda Maria
Assunto: Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Produção textual
Língua portuguesa - redação
Ensino médio
Escolas públicas
Data de apresentação: 10-Jul-2015
Data de publicação: 12-Fev-2016
Referência: ROCHA, Sara Susane Ribeiro. A construção do texto dissertativo-argumentativo para o ENEM em redação de alunos de escolas públicas. 2015. [14] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras - Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este artigo consiste em apresentar uma reflexão sobre como o conhecimento do texto dissertativo-argumentativo vem sendo ensinado nas escolas de ensino de médio como papel preparador para realização da redação do ENEM tendo como objetivo dos alunos o ingresso em instituições de ensino superior, principalmente a Universidade de Brasília. Através de ministração de aulas preparatórias, recolhimento de corpus e da minha própria experiência como professora ministradora do curso, venho explicitar ao longo do artigo essa pesquisa de como a construção do conhecimento é gradativa. Para tal, trato do conceito de um texto dissertativo-argumentativo, da importância do papel do professor na construção do conhecimento, e proponho outras soluções para que o ensino-aprendizagem possa ser mais eficaz no que diz respeito ao ensino de redação.
Abstract: This article is to present a reflection about how knowledge of argumentative dissertative text is being taught in the high schools as trainer role in achieving the wording of ENEM aiming student admission in higher education institutions, mainly the University of Brasilia. Through ministry of preparatory classes, corpus of recollection and from my own experience as a teacher ministering course, come explicit throughout the article as this research to build knowledge is gradual. To this end, the concept of a tract argumentative dissertative text, the importance of the teacher's role in the construction of knowledge, and propose other solutions to the teaching and learning can be more effective with regard to the drafting of teaching.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2015.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons