Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11968
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_EuniceRodriguesdaCosta.pdf936,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação das ações executadas do Programa de Prevenção e Controle da Dengue em Riacho Fundo II, Região Administrativa do Distrito Federal
Autor(es): Costa, Eunice Rodrigues da
Orientador(es): Amorim, Ronni Geraldo Gomes de
Assunto: Dengue
Dengue - ações de controle
Políticas públicas
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 13-Fev-2016
Referência: COSTA, Eunice Rodrigues da. Avaliação das ações executadas do Programa de Prevenção e Controle da Dengue em Riacho Fundo II, Região Administrativa do Distrito Federal. 2015. [49] f., il. Monografia (Bacharelado em Administração Pública)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Tendo em vista a urgência e a necessidade de controlar a dengue, em especial, o mosquito Aedes Aegypti transmissor não apenas da dengue, mas também das endemias chikungunya e zica vírus, este trabalho tem como objetivo principal analisar, por meio de pesquisa documental, aplicação de questionário e cruzamento de informações anteriores às ações executadas preconizadas no Programa Nacional de Combate a Dengue (PNCD) na cidade do Riacho Fundo II - Distrito Federal. Através desta análise, observou-se a frequência e a utilizada na tentativa de controlar e combater o vetor, o atendimento ao paciente com dengue, como também sugerir a implementação das ações e melhorias no desenvolvimento desta importante Política Pública. No referencial teórico buscou-se mostrar as condições de habitabilidade da cidade, algo importante para a disseminação da endemia, a frequência da doença, as ações executadas em casos positivos além da preconização e finalidade do PNCD. A coleta de dados foi realizada através de questionários com cinco servidores atuantes na área de planejamento e execução das atividades, e pesquisa documental acerca dos dados quantitativos de notificações de casos positivos no período e ações de prevenção, controle e combate realizadas. Os principais resultados obtidos indicam que o Programa não está sendo aplicado conforme determinação, no entanto, a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal reconhece a deficiência e se organiza cada vez mais para maior efetividade no combate ao vetor transmissor das endemias e atendimento aos pacientes afetados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Diretoria de Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Programa Nacional de Formação em Administração Pública, Universidade de Brasília, 2015.
Aparece na Coleção:Administração Pública



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons