Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1197
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_NayaraCorrêiaPessoa.pdf584,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Comprometimento organizacional : um estudo no Tribunal Superior do Trabalho
Autor(es): Pessoa, Nayara Corrêia
Orientador(es): Guimarães, Tomás de Aquino
Assunto: Servidores públicos
Comprometimento organizacional
Tribunal Superior do Trabalho (TST)
Data de apresentação: 23-Ago-2010
Data de publicação: 4-Nov-2010
Referência: PESSOA, Nayara Corrêia. Comprometimento organizacional: um estudo no Tribunal Superior do Trabalho. 2010. 56 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Esta pesquisa abordou o comprometimento dos servidores das Turmas do Tribunal Superior do Trabalho (TST) tendo em vista a tripartição de Meyer e Allen: dimensão afetiva, instrumental e normativa. O comprometimento organizacional é construto já consolidado, porém a maior parte das pesquisas brasileiras com enfoque no setor público é relacionada a universidades. O presente estudo optou por abordar um órgão da administração pública direta e, assim, colaborar para a melhor utilização de recursos públicos e aumentar a eficiência na prestação de seus serviços. O objetivo da pesquisa foi identificar qual o nível geral de comprometimento organizacional e a sua tipologia predominante. A investigação teve como campo prático as oito Turmas do TST por meio da aplicação de questionários validados que visavam medir o comprometimento afetivo, instrumental e normativo dos respondentes, além de colher dados biográficos e funcionais dos mesmos. A análise dos dados foi realizada por meio de cálculos estatísticos e comparações das respostas obtidas com os 125 questionários devidamente preenchidos. De acordo com os dados obtidos, constatou-se que os servidores tendem a ser comprometidos afetivamente, porém o compromisso instrumental e normativo dos respondentes é frágil. O comprometimento afetivo foi, aparentemente, o predominante; seguido do instrumental e por fim o normativo. Em relação aos dados biográficos e funcionais, chegou-se à conclusão de que há pouca variação quanto ao nível geral de comprometimento e as variáveis: sexo e estabilidade. As demais comparações apontaram que maior nível de comprometimento não está, necessariamente relacionado a maior faixa etária, escolaridade, tempo de serviço ou nível do cargo. As principais contribuições referem-se à abordagem diferenciada do tema e o fomento a realização de outras pesquisas não só no TST, como também nos demais órgãos da administração pública direta.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.08.TCC.1197
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons