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Título: O serviço social no Mercosul : questões comuns e desafio à formação profissional
Autor(es): Sales, Rafaela de Paula
Orientador(es): Vieira, Karen Santana de Almeida
Assunto: MERCOSUL
Assistentes sociais - formação profissional
Serviço social supranacional
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 13-Fev-2016
Referência: SALES, Rafaela de Paula. O serviço social no Mercosul: questões comuns e desafio à formação profissional. 2015. 65 f., il. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar a formação profissional do assistente social nas universidades UBA, UnB, UNA e UdelaR situadas nos países do Mercosul Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, respectivamente, com vistas a apontar elementos acerca do curso de Serviço Social nas instituições pesquisadas a partir de seus referentes currículos e/ou projetos pedagógicos, tendo como direção apenas indicar questionamentos que contribuam para pensar os desafios da formação profissional do assistente social, no âmbito do Mercosul e no que se refere a uma perspectiva de intervenção supranacional – internacional. Além disso, buscou-se fundamentar e destacar o processo de instauração e organização do bloco regional do Mercosul e Mercosul Social, levantando a discussão sobre a dimensão social do Mercosul em relação aos temas que são pertinentes à ação profissional. Ademais, respaldou-se teoricamente a condição do debate sobre a definição de Serviço Social internacional, visando fomentar a discussão acerca das definições hoje apresentadas no contexto das relações internacionais. A metodologia utilizada neste estudo contou com a pesquisa e análise qualitativa a partir de dados bibliográficos sobre a atuação e os parâmetros internacionais da profissão, análise documental e entrevista de esclarecimento (roteiro semiestruturado) com duas assistentes sociais, com vistas a compreender as especificidades sobre a formação em Serviço Social, relacionando com a temática do Mercosul. Quanto aos resultados pode-se destacar elementos tais como: apesar da diversidade de informações entre as universidades, é possível afirmar que todas elas estabelecem o mínimo de regulamentação para a graduação, abrangem o caráter metodológico e técnico-operativo, além de os países estarem ativamente presentes nos comitês, congressos profissionais, dentre outros. Concomitantemente todas também apresentam defasagem no debate acerca do Serviço Social supranacional afinal, nenhuma delas tem em seus currículos disciplinas sobre o tema. Assim sendo, diante do contexto da mundialização do capital e outras questões de interação internacional, é possível inferir que o Serviço Social está ligado diretamente as consequências desses processos, principalmente por estes causarem efeitos e impactos também aos usuários. Portanto é necessário que se aprofunde nos estudos e pesquisas do contexto de atuação profissional internacional, para que a atuação seja respaldada não somente pelo entendimento das necessidades locais, mas de forma a compreender a totalidade das relações e os reflexos destas no cotidiano da formação profissional da categoria. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The objective of this work was to analyze the professional qualification of the social worker at the universities UBA, UnB, UNA and UdelaR, located in the Mercosur countries Argentina, Brazil, Paraguay and Uruguay, respectively. This was accomplished by pointing elements about the Social Work undergraduate degree of the studied institutions from their disciplines and/or educational projects, towards indicating questions that contribute to thinking about the challenges of the social worker professional within the Mercosur regarding a supranational – international intervention perspective. Furthermore, the instauration and organization process of the regional Mercosur and Social Mercosur blocks fundaments were studied, promoting the discussion about the social dimension of Mercosur with respect to the subjects that are pertinent to the professional activity. Moreover, the debate on the international Social Work definition was supported theoretically, aiming to foment the discussion about the definitions currently presented in the context of international relations. The methodology used in this study was composed of research and qualitative analysis from bibliographic data about the activities and the international parameters of the profession, document analysis and clarification interviews (semi-structured script) with two social workers, aiming to comprehend the specificities about the Social Work undergraduate degree relating to the Mercosur theme. From the results, it can be highlighted elements such as that despite the diversity of information among the universities, it is possible to say that all of them have minimum rules for the course, cover the methodological and technical-operative features, in addition to the countries being actively present in the committees and professional congresses, among others. However, all of them present lack of sufficient debate about the supranational Social Work, after all, in none of them disciplines about the theme are present. Thus, in face of the mundialization of the capital and other topics about international interaction, it is possible to infer that the Social Work is directly connected to the consequences of these processes, primarily because they also affect the users. Therefore, it is necessary to deepen the studies and research of the context of the international professional activities, in order to endorse the activities not only by the understanding of local needs, but also to comprehend the totality of the relations and reflex of those in the everyday formation of the category’s professionals. ____________________________________________________________________________ RESUMEN
Este trabajo tiene como objetivo analizar la formación de los trabajadores sociales en las universidades UBA, UNB, UNA y UdelaR ubicadas en los países del Mercosur Argentina, Brasil, Paraguay y Uruguay, respectivamente, no intento de apuntar elementos en el curso de Trabajo Social de las instituciones, mediante sus planes de estudio y proyectos educativos, con el objetivo de indicar cuestiones que contribuyen a pensar en los desafíos de la formación profesional de los trabajadores sociales en el Mercosur y en relación a la intervención supranacional - Internacional. Además, se buscó fundamentar el proceso de creación y organización del bloque regional Mercosur y Mercosur Social, trayendo el debate sobre la dimensión social del Mercosur en relación a cuestiones que son relevantes para la acción profesional. Por otra parte, habló-se sobre las definicionesde de Trabajo Social que se presentan hoy en el contexto de las relaciones internacionales. La metodología utilizada en este estudio incluyó la investigación y el análisis cualitativo de los dados bibliográficos sobre el rendimiento y los parámetros internacionales de la profesión, el análisis de documentos y entrevista (semi-estructurada) con dos trabajadores sociales, a fin de comprender las especificidades de la Capacitación en Trabajo Social, en relación com el tema del Mercosur. En cuanto a los resultados, podemos destacar elementos como: a pesar de la diversidad de las informaciones entre las universidades, se puede decir que establecen las disposiciones mínimas para la graduación, incluyendo la naturaleza metodológica y técnica-operativa, además los países están activamente presentes en los comités, conferencias profesionales, entre otros. Al mismo tiempo todos también apresentan dificultad en el debate sobre el Trabajo Social supranacional porque ninguno de ellos tiene en sus planes de estudios disciplinas sobre el tema. Por lo tanto, puedes decir que el contexto de la globalización y otros temas internacionales de interacción, interfieren en el Trabajo Social y está vinculado directamente las consecuencias de estos procesos, causando efectos e impactos también a los usuarios. Por lo tanto, es necesario profundizar en el estudio y la investigación del contexto de trabajo internacional, para que la atuación del trabajador social sea apoyado no sólo por el conocimiento de las necesidades locales, pero en toda la totalidad de las relaciones y sus reflexos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2015.
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