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dc.contributor.advisorReyes Junior, Edgar-
dc.contributor.authorGordilho, Raphael Matos-
dc.identifier.citationGORDILHO, Raphael Matos. A intenção empreendedora ao mercado de tecnologias mobile. 2015. 72 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.en
dc.description.abstractO empreendedorismo vem passando por diversas influencias, dentre elas, o avanço tecnológico, que carrega consigo novas formas e oportunidades de criação de negócios. O propósito da pesquisa foi a investigação da intenção empreendedora dos jovens universitários no mercado de tecnologias mobile, e para isso, utilizou-se pesquisa quantitativa e descritiva com aplicação do Questionário da Intenção Empreendedora (CHEN; LIÑAN, 2009), adaptado e validado. O questionário foi aplicado a uma amostra de 314 alunos de cursos de TI, Ciências Sociais Aplicadas, Humanas e Exatas. Utilizou-se Análise Fatorial para averiguação dos pontos fatoriais com maior e menor força na pesquisa, além da aplicação do critério de Kaiser-Meyer-Olkin – KMO, como forma de identificação se o modelo de análise fatorial que está sendo utilizado está adequadamente ajustado aos dados, juntamente com o teste de esfericidade de Bartlett, com o objetivo de verificar a adequação da aplicação da análise fatorial. Após esta etapa, foram realizadas mais três análises, são elas: 1) Análise de Correlação, para indicar a existência ou não de relações entre as variáveis. 2) Análise de Regressão, que teve por objetivo observar as causas que levam à intenção empreendedora. 3) Análise de Conglomerado: Para classificar objetos ou casos em grupos relativamente homogêneos. Foi constatado que os jovens universitários têm um interesse no empreendedorismo, porém, não obtém propensão ao risco de empreender, além de não possuírem comportamentos empreendedores, técnicas, metodologias específicas e capacidade de gestão que os promovam maior facilidade para entrar neste ramo de negócios. Além disso, observou-se a existência de três tipos de empreendedores em negócios de plataformas digitais, são eles: Gestores, Investidores e Técnicos. Dentre os três tipos de empreendedores, o tipo que tem maior peso na pesquisa foi o empreendedor Investidor, seguido por Gestor e Técnico. Este tema é adequado na esfera social e econômica, pois, com a investigação das intenções empreendedoras dos indivíduos, em negócio mobile, tornará mais claro aos novos empreendedores os motivos e comportamentos importantes que os levam a empreender neste ramo, os auxiliando nas decisões em momentos de criação de negócios neste ramo.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEmpreendedorismoen
dc.subject.keywordTecnologia mobileen
dc.titleA intenção empreendedora ao mercado de tecnologias mobileen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2016-02-13T14:42:35Z-
dc.date.available2016-02-13T14:42:35Z-
dc.date.issued2016-02-13T14:42:35Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11993-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1Entrepreneurship has been suffering various influences, among them, technological advances, which carries with it new ways and opportunities to create business. The purpose of the research was to investigate the entrepreneurial intention of university students in the mobile technology market, and for that, was used quantitative and descriptive research with application of Questionnaire Entrepreneurial Intent (CHEN; Linan, 2009), adapted and validated. The questionnaire was administered to a sample of 314 students of IT courses, Social Sciences, Humanities and Exact. In this research, was used factor analysis to investigate the factorial points with higher and lower strength in research, in addition to applying the criterion of Kaiser-Meyer-Olkin - KMO as a way to identify if the factorial analysis model thatis been used is properly adjusted to data, along with Bartlett's test of sphericity, in order to verify the appropriateness of the application of factor analysis. After this step, three analyzes were carried out, they are: 1) Correlation analysis, to indicate the existence of relationships between variables. 2) Regression analysis, which aimed to observe the causes that lead to entrepreneurial intention. 3) Conglomerate Analysis: To classify objects or cases in relatively homogeneous groups. It has been found that university students have an interest in entrepreneurship, which grows every day, but do not get propensity to risk undertaking, further that, they do not have strong entrepreneurial behavior, techniques, specific methodologies and management skills that promote easier to get this line of business. In addition, it was found the existence of three types of entrepreneurs in digital platforms business, they are: Managers, Investors and Technicians. Among the three types of entrepreneurs, the kind that have greater weight in the survey was the Investor entrepreneurs, followed by Manager and Technical. This theme is suitable in social and economic sphere, because the research of entrepreneurial intentions of individuals in mobile business make it clear to new entrepreneurs the important reasons and behaviors that lead them to engage in this business, helping them to make decisions in moments of creation a business in this sector.-
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