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dc.contributor.advisorPereira, Lucélia Luiz-
dc.contributor.authorSouza, Raylane Stephany Barbosa de-
dc.identifier.citationSOUZA, Raylane Stephany Barbosa de. O Plano Juventude Viva sob a perspectiva dos/as gestores/as municipais do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno. 2015. 64 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2015.en
dc.description.abstractO Plano Juventude Viva foi lançado em 2012, uma ação conjunta entre a Secretaria de Nacional da Juventude (SNJ) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) com articulação interministerial voltado para reduzir as vulnerabilidades da juventude negra e os altos índices de violência, garantindo os direitos da juventude. Atualmente o plano está pactuado com 142 municípios em seis estados, incluindo o Distrito Federal, territórios onde a juventude negra está mais exposta à violência. O presente trabalho objetiva analisar a implementação do Plano Juventude Viva na região do Distrito Federal e Entorno sob a perspectiva dos gestores municipais, Distrito Federal e da gestão federal (Seppir e SNJ). Pretende ainda compreender a percepção dos gestores a respeito do racismo institucional e de que forma tal racismo influencia nos índices de violência de seu território. Para tal, adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa a partir de análise documental baseada nas seguintes categorias chaves: Racismo, juventude negra, violência e negritude, políticas públicas e políticas sociais e políticas de ações afirmativas, além do estudo sobre o Plano Juventude Viva. Concomitante a analise documental, foi feita a observação participante de quatro oficinas de Abordagem e Identificação do Racismo Institucional, realizadas nos territórios, bem como entrevistas semiestruturadas com quatro gestores do Distrito Federal e dos municípios de Águas Lindas de Goiás, Luziânia e Valparaíso de Goiás. Realizou-se também entrevista como um (1) gestor da Seppir e um (1) gestor da SNJ. Com a análise das entrevistas foi possível perceber que os entrevistados e gestores compreendem a existência do racismo e o quanto ele marca a vida da juventude negra. Assim como também reconhecem a importância de tratar desse tema com os municípios e Estados, sendo o primeiro passo para que as ações do plano, que ainda não são desenvolvidas, avancem e contribuam para a redução da mortalidade dessa juventude. Com este trabalho pretende-se contribuir para novos estudos sobre a incidência do racismo na violência contra a juventude, e, tendo em vista que o Plano Juventude Viva é recente, contribuir para que ele seja difundido e melhor explorado. ____________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe Plano Juventude Viva was started in 2012, in a joint effort between the National Youth Secretariat (SNJ) and the Secretariat for the Promotion of Racial Equality (Seppir), aimed at reducing the vulnerabilities of black youth and the high index of violence, ensuring the youth rights. Currently the plan is agreed with 142 municipalities in six states, including the Federal District, territories where Black youth are more exposed to violence. This work aims to analyze the implementation of the Plano Juventude Viva in the area of the Federal District and surrounding areas, from the perspective of municipal managers, of Federal District and federal management (Seppir and SNJ). It also aims to understand the perception of managers about institutional racism and how racism influences such levels of violence in its territory. To this end, was adopted as methodological procedure qualitative research, from documentary analysis based on the following key categories: racism, black youth, violence and blackness, public police and social and political policies of affirmative action, beyond the study of the Plano Juventude Viva. Together with documentary analysis, a participant observation was made in four workshops about Institutional Racism, held in the territories, as well as semi-structured interviews with four managers of the Federal District and the municipalities of Aguas Lindas de Goias, Luziânia and Valparaíso de Goiás. also conducted interviews as one (1) of Seppir manager and one (1) of the SNJ manager. With the analysis of the interviews it was revealed that respondents and managers understand the existence of racism and how it affects the life of black youth. As well as recognize the importance of treating this issue with the municipalities and states, being the first step in the actions that are not yet developed, advance and contribute to the reduction of mortality of this youth. This work aims to contribute to further studies on the incidence of racism in violence against youth, and, given that the Plano Juventude Viva is recent, contribute so that it is widespread and best explored.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPlano Juventude Vivaen
dc.subject.keywordPolíticas públicasen
dc.subject.keywordAções afirmativasen
dc.titleO Plano Juventude Viva sob a perspectiva dos/as gestores/as municipais do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entornoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2016-02-15T19:48:33Z-
dc.date.available2016-02-15T19:48:33Z-
dc.date.issued2016-02-15T19:48:33Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12011-
dc.language.isoPortuguêsen
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