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dc.contributor.advisorRibeiro, Walter Eustáquio-
dc.contributor.authorMarques, Hugo Carvalho-
dc.identifier.citationMARQUES, Hugo Carvalho. O endomarketing como fator competitivo. 2010. 55 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.en
dc.description.abstractO presente trabalho visa apresentar o tema endomarketing, busca-se evidenciar a importância de se motivar, estimular, interagir, qualificar e conseqüentemente comprometer os clientes internos, ou seja, os funcionários ou colaboradores, para que os mesmos possam prestar serviços que atendam a necessidade dos clientes externos. Para isso foram realizadas diversas revisões bibliográficas em temas pertinentes à área em questão e um estudo de caso na empresa X – uma empresa de marketing e eventos onde tem sua matriz em Brasília-DF. O estudo de caso apresentado busca contextualizar de forma prática a aplicação das ações de endomarketing em uma empresa de serviço. Para tanto foram aplicados questionários e observação direta a fim de identificar se há uma política de endomarketing e se a mesma pode ser vista como um diferencial competitivo, além de analisar as condições físicas e motivacionais do ambiente de trabalho dos colaboradores, essas informações subsidiaram as posteriores propostas apresentadas. De uma forma geral, observa-se que o investimento nos funcionários é parte integrante do processo de planejamento de marketing de uma empresa, ou seja, colaboradores que visualizam sua importância e reconhecimento na organização tende a se comprometer em manter uma imagem positiva do seu local de trabalho. E a aplicação das estratégias de endomarketing permite que tanto as empresas prestadoras de serviços como as do setor de produção mantenham uma equipe de trabalho disposta a oferecer produtos e serviços de qualidade e que façam a diferença no mercado.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEndomarketingen
dc.subject.keywordComportamento organizacionalen
dc.subject.keywordComprometimento organizacionalen
dc.subject.keywordMotivação no trabalhoen
dc.titleO endomarketing como fator competitivoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2010-11-04T13:19:06Z-
dc.date.available2010-11-04T13:19:06Z-
dc.date.issued2010-11-04T13:19:06Z-
dc.date.submitted2010-08-31-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/1205-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.08.TCC.1205pt_BR
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