Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12077
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RossanydeResendeMateus.pdf798,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desempenho econômico-financeiro e ambiente organizacional : uma análise das melhores empresas para se trabalhar no Brasil
Autor(es): Mateus, Rossany de Resende
Orientador(es): Gonçalves, Rodrigo de Souza
Assunto: Empresas - finanças
Ambiente de trabalho
Data de apresentação: 27-Jun-2014
Data de publicação: 17-Fev-2016
Referência: MATEUS, Rossany de Resende. Desempenho econômico-financeiro e ambiente organizacional: uma análise das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. 2014. 56 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Buscar produtividade no meio operacional em consequência da satisfação dos empregados com o ambiente de trabalho pode ser uma estratégia para as organizações que desejam otimizar seu desempenho econômico-financeiro. O objetivo deste estudo foi analisar o desempenho econômico-financeiro de empresas premiadas como melhores para se trabalhar em comparação à empresas do mesmo segmento que não possuem essa premiação, a fim de investigar qual grupo teria o desempenho mais atrativo a partir dos indicadores da pesquisa. Para isso, a metodologia adotada consistiu em um estudo empírico-analítico realizado com as empresas brasileiras listadas pelo Guia VOCÊ S/A — As Melhores Empresas para Você Trabalhar da Editora Abril, e que negociam suas ações na BM&FBOVESPA, nos anos de 2011 a 2013. Foi selecionado o mesmo quantitativo de empresas de capital aberto, do mesmo segmento e não premiadas, para compor o grupo de controle. A pesquisa considera quatro variáveis econômicas para representar o desempenho da empresa: Enterprise Value/EBITDA, índice Beta, Preço/Valor Patrimonial da Ação e Dividend Yield. Além destas, é calculado e analisado o Índice de Sustentabilidade Financeira (ISF), proposto por Fernandes (2013), bem como as variáveis que o compõe. Realizou-se uma análise descritiva dos dados através de quartis e desvio padrão para todas as variáveis, seguida dos testes de hipóteses de Shapiro Wilks, e teste t de Student ou Mann-Whitney para o ISF e suas variáveis. Como resultado, verificou-se que não existe diferença significante entre os grupos de empresas premiadas (P) e não premiadas (NP), levando à conclusão de que as empresas premiadas como melhores para se trabalhar não apresentaram desempenho econômico-financeiro superior se comparadas com as não premiadas, no período estudado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons