Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12109
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DiegoCantanhedeMagalhaes.pdf775,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Altos índices de reprovação em Contabilidade Geral 1 : um estudo na Universidade de Brasília
Autor(es): Magalhães, Diego Cantanhede
Orientador(es): Silva, Rosane Maria Pio da
Assunto: Ciências Contábeis - ensino superior
Universidade de Brasília (UnB)
Disciplina curricular
Data de apresentação: 16-Jul-2013
Data de publicação: 19-Fev-2016
Referência: MAGALHÃES, Diego Cantanhede. Altos índices de reprovação em Contabilidade Geral 1: um estudo na Universidade de Brasília. 2013. 34 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Nos últimos anos, a Contabilidade tem passado por uma série de modernizações. Aspectos como o processo de convergência aos padrões internacionais e a implementação do exame de suficiência vem contribuindo para a valorização do profissional contábil. Dessa forma, espera-se que a qualidade do ensino superior acompanhe essa evolução. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivos apresentar uma avaliação geral da disciplina de Contabilidade Geral 1, a partir da percepção dos alunos matriculados no 1º semestre de 2013, e analisar os índices de reprovação em semestres anteriores e seus possíveis fatores. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um questionário em um grupo de 134 alunos, do universo de 210 estudantes matriculados na disciplina no referido semestre. O instrumento continha questões sobre dados pessoais do respondente, conhecimento quanto à Ementa, avaliação da Monitoria e do professor, reprovação em semestres anteriores e aspectos possivelmente determinantes. Os dados foram tabulados e analisados estatisticamente pelo programa EpiData 3.1 e o EpiData Analysis V2.2, respectivamente. Os resultados principais se referem aos expressivos índices de reprovação dos alunos nessa disciplina em semestres anteriores. O elemento mais associado a não aprovação foi a falta de dedicação por parte dos estudantes, incluindo-se a baixa adesão à monitoria da disciplina e o tempo de estudo semanal insuficiente para aprofundamento e assimilação do conteúdo.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons