Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12112
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MarciaAdrianadaSilvaPereira.pdf631,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A música na educação infantil
Autor(es): Pereira, Marcia Adriana da Silva
Orientador(es): Deconto, Neuza Maria
Assunto: Música e crianças
Aprendizagem
Educação de crianças
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 19-Fev-2016
Referência: DECONTO, Neuza Maria. A música na educação infantil. 2015. ix, 53 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cidade de Goiás-GO, 2015.
Resumo: A música como forma de linguagem que expressa sentimentos, sensações, comunica ideias. Música que se organiza de sons e silêncios. Ela está presente nas mais diversas situações sociais sejam elas de jubilo e alegria ou de dor e saudades. Afetos, emoção, ideias e experiência estética são constitutivas da linguagem musical. Nos processos de escolarização está presente desde da Grécia e da Roma antigas até nossos dias. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar a importância da música na educação infantil para o desenvolvimento e aprendizagens de crianças na faixa etária de 4 e 5 anos em uma escola Pública da Rede Municipal de Ensino em Bela Vista- GO. Este objetivo derivou-se da seguinte pergunta da pesquisa: Quais as principais contribuições da música no desenvolvimento e aprendizagens de crianças na educação infantil em três turmas na faixa etária de 4 e 5 anos? Os objetivos específicos foram assim elaborados: A)Levantar as principias atividades musicais que envolvem a audição, produção, fruição de sons sejam eles musicais ou não estão presentes no cotidiano das três turmas pesquisadas; b)verificar junto aos professores que atuam nas três turmas pesquisadas qual/que era a metodologia/ de trabalho didático-pedagógico utilizada/s para promover as atividades musicais no cotidiano escolar; c)analisar quais as principais habilidades e aprendizagens desenvolvidas, a partir das atividades musicais articuladas aos demais conteúdos curriculares. Para recolher dados empíricos foi realizada uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa de natureza descritiva. Os instrumentos de coleta de dados utilizados na pesquisa de campo se constituíram de entrevistas semiestruturadas e as observações nas três turmas envolvidas no presente estudo. Dentre os principais estudiosos que foram estudados para a fundamentação teórica destacam-se: Deckert (2012); Brito (2003); Frederico (1999); Fonterrada (2005) Como principais resultados estudo destaco a importância de maiores discussões, reflexões, por parte dos professores e da coordenação pedagógica da escola pesquisada, em torno da vivência em música em seus mais variados gêneros para o desenvolvimento dos aspectos afetivos, intelectuais, sociais das crianças, reafirmando nossas heranças e influências culturais e suas transformações ao longo da história. Outra constatação deste estudo refere-se a necessidade de que a vivência musical dos professores da educação infantil, não requer necessariamente, uma formação em música, e sim, experiências com o trabalho em música, seja por meio de oficinas, pesquisas, escutas que possam estimular questionamentos, reflexões e práticas pedagógicas, em que a musica em suas múltiplas manifestações e gêneros propiciem curiosidade, imaginação, criatividade, sensibilidade e encantamentos para o universo infantil no contexto escolar.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons