Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12115
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_PriscilaCarladeFreitasCostaOliveira.pdf1,52 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDeconto, Neuza Maria-
dc.contributor.authorOliveira, Priscila Carla de Freitas Costa-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Priscila Carla de Freitas Costa. A música no ensino fundamental – anos iniciais. 2015. 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cidade de Goiás-GO, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.en
dc.description.abstractA música vem aproximando educadores e crianças para compartilhar experiências, sensibilidades, estimular reflexões, apontar caminhos e possibilidades para o desenvolvimento de práticas didáticas pedagógicas significativas e humanizadoras. Neste estudo o objetivo geral foi analisar o ensino da música na prática didáticopedagógica no Ensino Fundamental – anos iniciais e suas possibilidades em contribuir com o desenvolvimento afetivo, intelectual e criativo da criança. A pergunta de pesquisa que norteou este trabalho foi assim formulada; Como o ensino da música no contexto do Ensino Fundamental pode contribuir para o desenvolvimento afetivo e intelectual da criança? Os objetivos específicos do presente estudo assim foram definidos: a) Levantar quais as principais concepções de música e seu ensino que fundamentam a prática didático-pedagógica na escola pesquisada; b) Verificar como são discutidas, planejadas as atividades lúdicas com enfoque na linguagem musical na escola pesquisada; c) Analisar as principais contribuições trazidas pela música no desenvolvimento da criança. O universo de minha investigação foi uma escola da Rede Particular de Educação na Cidade de Goiás-GO, em três turmas respectivamente, 1º, 2º e 5º anos. Para responder a pergunta de pesquisa e aos objetivos do presente estudo foi necessário realizar uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, de natureza descritiva para coletar e, analisar posteriormente os dados e informações advindas da recolha feita em campo. Como principais instrumentos e técnicas de apreensão dos dados empíricos utilizei entrevistas semiestruturadas com três professoras atuantes no 1º. 2º e 5º anos e observação nessas mesmas turmas. A fundamentação teórica deste estudo tem como principais estudiosos: Skalski, (2010) Loureiro, (2001); Ongaro (2006), entre outros. Entre os principais resultados podemos apontar alguns dos resultados revelados pelos dados, a partir da escuta das falas das professoras entrevistadas e das observações em suas salas de aula, apontam para uma consciência e valorização da música em suas mais diversas manifestações. De outro lado suas práticas didáticas pedagógicas, na medida de suas possibilidades e da estrutura curricular dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem se valido de algumas expressões e gêneros musicais em situações educativas. Outro aspecto a ser considerado a partir dos resultados da pesquisa de campo refere-se a uma necessidade maior de discussões, reflexões em relação aos planejamentos de atividades pedagógicas articuladas a linguagem musical no cotidiano do Ensino Fundamental, bem como, por parte da instituição pesquisada propiciar oportunidades e estimular a participação dos professores em cursos, oficinas e demais atividades relacionadas á musica enquanto manifestação cultural, estética e poética no âmbito da educação.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordMúsica na educaçãoen
dc.subject.keywordMúsica e criançasen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.titleA música no ensino fundamental - anos iniciaisen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-02-19T19:06:43Z-
dc.date.available2016-02-19T19:06:43Z-
dc.date.issued2016-02-19T19:06:43Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12115-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons