Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12129
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_BrunoOliveiraArêasBrito.pdf757,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Dinâmica de pagamentos dos acordos internacionais de previdência social firmados pelo Brasil
Autor(es): Brito, Bruno Oliveira Arêas
Orientador(es): Lima, Diana Vaz de
Assunto: Acordos internacionais
Previdência social
Data de apresentação: 16-Jun-2014
Data de publicação: 22-Fev-2016
Referência: BRITO, Bruno Oliveira Arêas. Dinâmica de pagamentos dos acordos internacionais de previdência social firmados pelo Brasil. 2014. 28 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Com o atual crescimento do fluxo migratório, visto o processo de globalização, é fundamental possibilitar a garantia dos direitos dos trabalhadores que optam por realizar parte de sua vida laboral em território estrangeiro. Diante desse cenário, o presente estudo tem como objetivo apresentar a atual conjuntura dos acordos internacionais previdenciários firmados pelo Brasil e a dinâmica dos pagamentos por eles realizados. Para tratar a questão da pesquisa, foi analisada a evolução dos acordos internacionais previdenciários considerando-se o país signatário, o tipo de acordo e a abrangência de cobertura dos benefícios concedidos e emitidos, a partir das informações disponibilizadas na base de dados AEPS Infologo. Os resultados mostram que dos benefícios assegurados pelo RGPS, apenas a aposentadoria por idade, a aposentadoria por invalidez e a pensão por morte estão contemplados em todos os acordos firmados. A maior parte dos pagamentos tanto de benefícios emitidos quanto de benefícios concedidos concentra-se no acordo firmado com Portugal, onde se destaca o auxílio-doença, enquanto que nos demais acordos firmados, o benefício mais recorrente é a pensão por morte.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons