Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1214
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_GeorgeHenriqueVasconcelos.pdf1,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão organizacional : o sistema de excelência no Exército Brasileiro
Autor(es): Vasconcelos, George Henrique Duarte de
Orientador(es): Lúcio, Magda de Lima
Assunto: Administração pública
Desburocratização
Excelência gerencial
Data de apresentação: 16-Ago-2010
Data de publicação: 8-Nov-2010
Referência: VASCONCELOS, George Henrique Duarte de. Gestão organizacional: o sistema de excelência no Exército Brasileiro. 2010. 56 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O presente trabalho analisou o Sistema de Excelência no Exército Brasileiro, com ênfase nas dificuldades enfrentadas pela Instituição, fruto da mudança de mentalidade de seus recursos humanos. A pesquisa procurou subsídios na análise dos conhecimentos científicos relativos à administração e ao modelo burocrático, que deu origem às organizações atuais. Verificou-se a influência do modelo burocrático para o serviço público federal, fazendo uma síntese dos primórdios da administração pública no Brasil, a partir da Era Vargas, com a criação do Departamento de Administração do Serviço Público (DASP) até os dias atuais com a implantação do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GESPUBLICA). Fruto desse programa, o EB implantou, a partir de 2003, um programa de gestão baseado em critérios de excelência, Programa Excelência Gerencial do Exército Brasileiro – PEG-EB. A pesquisa analisou a literatura que trata do tema excelência gerencial e desenvolvimento organizacional, buscando um conhecimento substancial dos assuntos, bem como das observações e experiências levantadas pela 2ª Subchefia do Estado-Maior do Exército, órgão responsável pelo gerenciamento do programa e do sistema de excelência na Força. Após serem levantados os ensinamentos e os principais óbices apresentados pelo SE-EB, e depois de estudados na sua razão, foram grupados em títulos que expressassem a mesma idéia geral sobre a mudança de mentalidade dos integrantes da instituição, e dessa forma, chegar às proposições que incidem quando da implementação de um programa de gestão baseado em critérios de excelência. Realizou-se um estudo de casos em três Organizações Militares no âmbito do Exército Brasileiro, para fins de confirmação ou refutação das mesmas. O método amplo de pesquisa adotado foi o hipotético-dedutivo, a abordagem utilizada foi a qualitativa. As técnicas de pesquisa foram a entrevista semi-estruturada, a observação direta, e as pesquisas em arquivos, bibliográfica, documental e telematizada. Este trabalho se justifica, inicialmente, pela importância e modernidade do tema que pretende analisar. Trata-se de investigação sobre assunto novo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciências da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.08.TCC.1214
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons