Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12148
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_IvanildoTomazdeOliveira.pdf248,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Um estudo sobre os desafios da implantação das normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público
Autor(es): Oliveira, Ivanildo Tomaz de
Orientador(es): Silva, Rosane Maria Pio da
Assunto: Orçamento público
Contabilidade pública
Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP)
Data de apresentação: 16-Jul-2013
Data de publicação: 24-Fev-2016
Referência: OLIVEIRA, Ivanildo Tomaz de. Um estudo sobre os desafios da implantação das normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público. 2013. 35 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A edição das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público - NBCASP, colocadas em prática pelo Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público – MCASP, trouxe um novo enfoque a contabilidade pública brasileira, direcionando as ações mais incisivamente para a gestão patrimonial, ante uma visão anterior norteada exclusivamente para a execução orçamentária. Tal mudança pode ser observada a partir da implantação definitiva dos procedimentos de depreciação, reavaliação e redução ao valor recuperável dos ativos imobilizados dos entes públicos, de acordo com o que estabelecem as Normas técnicas NBC T 16.9 – Depreciação, Amortização e Exaustão e NBC T 16.10 - Avaliação e Mensuração de Ativos e Passivos em Entidades do Setor Público, editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC. Desse modo, objetivando verificar os desafios enfrentados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal na implantação desses novos procedimentos na contabilidade pública, realizou-se, na presente pesquisa, estudo de caso no referido órgão, a fim de verificar o seu grau de aderência as mencionadas normas editadas pelo CFC, a medida que se procedeu uma análise das determinações estabelecidas pelas NBCASP’s comparando-as com as instruções trazidas pelo Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público, a fim de apurar possíveis divergências na abordagem do tema ocorridas na emissão das referidas publicações. Os resultados apontam que o TRE-DF aplica parcialmente as novas normas de contabilidade em seus bens do imobilizado, visto que, dos procedimentos disciplinados nas mencionadas normas, o referido Tribunal realiza, no momento, apenas a depreciação dos ativos imobilizados adquiridos a partir do exercício de 2010. O estudo demonstra, ainda, que a análise comparativa efetuada demonstrou que o MCASP consegue realizar um aprofundamento maior no tema, não obstante perceba-se que ambas as normas carecem de um maior detalhamento desses novos mecanismos contábeis, a fim de melhor auxiliar os operadores da contabilidade pública na execução desses procedimentos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons