Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12161
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IngridBorgesDuartePereira.pdf2,88 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, David Renault da-
dc.contributor.authorPereira, Ingrid Borges Duarte-
dc.identifier.citationPEREIRA, Ingrid Borges Duarte. Jornal Nacional: a nova cara do telejornalismo da Globo. 2015. 115 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2015.en
dc.description.abstractEste trabalho buscou analisar as mudanças no Jornal Nacional, da Rede Globo, o telejornal de maior audiência do Brasil, implantadas a partir de 27 de abril e que incluem desde uma nova linguagem, até a forma de apresentação, participação de novos repórteres, cenários e arte, entre outros. Para isso, dois períodos foram analisados, antes e depois da mudança, que ocor-reu no período de comemoração dos 50 anos de criação da emissora. Escolhidos aleatoria-mente, o primeiro compreende as três primeiras semanas de abril, entre os dias 1 e 18 e, o segundo, as três semanas iniciais de setembro, entre os dias 1 e 19, mês em que o noticioso completou 46 anos. Os telejornais coletados no site institucional do noticiário foram analisa-dos utilizando princípios da Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin. De forma complementar ao corpus principal da pesquisa foram realizadas entrevistas com profissionais da TV Globo. O trabalho traz ainda uma retrospectiva histórica da televisão no País, da Rede Globo e do Jornal Nacional. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis study proposed to analyze the changes in Jornal Nacional, from Rede Globo, the most watched news in Brazil, deployed from April 27 and ranging from a new language to the presentation, as also the participation of new reporters of the News, scenario, art, among oth-ers. Two periods were analyzed before and after the change, that happened when the 50th An-niversary of the Station was celebrated. Randomly chosen, the first period includes the first three weeks of April, between 1 and 18 and the second, the first three weeks of September, between 1 and 19, when the News completed 46 years. The TV news, collected in the institu-tional news site, were analyzed using principles of Content Analysis proposed by Laurence Bardin. So complementary to the main corpus of research interviews were conducted with professionals from TV Globo. The work also brings a historical retrospective of television in Brazil, Rede Globo and Jornal Nacional.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordTelejornalismoen
dc.subject.keywordJornal Nacional (Telejornal brasileiro)en
dc.subject.keywordAnálise de conteúdo (Comunicação)en
dc.titleJornal Nacional : a nova cara do telejornalismo da Globoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2016-02-25T13:33:32Z-
dc.date.available2016-02-25T13:33:32Z-
dc.date.issued2016-02-25T13:33:32Z-
dc.date.submitted2015-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12161-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons