Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12178
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_HermannArdilaGenessdeOliveira.pdf431,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Crescimento sustentável : uma análise financeira aplicada a empresas do ramo de construção civil
Autor(es): Oliveira, Hermann Ardila Geness de
Orientador(es): Andrade, Elivânio Geraldo de
Assunto: Empresas - crescimento sustentável
Construção civil - empresas
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 26-Fev-2016
Referência: OLIVEIRA, Hermann Ardila Geness de. Crescimento sustentável: uma análise financeira aplicada a empresas do ramo de construção civil. 2013. 22 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a taxa de crescimento sustentável de empresas brasileiras de capital aberto do ramo de construção civil no período de 2007 a 2011. Para tanto realizou-se uma pesquisa descritiva, documental, quantitativa e longitudinal. Os resultados encontrados sugerem que o modelo de taxa de crescimento sustentável é um indicador útil para auxiliar o gerenciamento dos recursos financeiros. Neste setor os resultados mostraram que a média de crescimento real, na maioria dos casos, se encontrou em um patamar acima do crescimento sustentável, entretanto, é interessante notar que, ao longo dos anos, a linha de crescimento sustentável tem convergido em direção a linha de crescimento real. A pesquisa encontrou limitações na coleta de dados no sítio da BOVESPA, uma vez que o sistema foi atualizado e os dados referentes aos anos anteriores a 2009 encontravam-se em um sistema diferente, com dados incongruentes. Outra limitação, diz respeito ao próprio modelo proposto por Higgins, no qual não se pode considerar períodos com resultados negativos. O presente trabalho contribui para a literatura acadêmica no sentido em que preenche uma lacuna ao aplicar a taxa de crescimento sustentável a organizações no segmento de construção civil.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons