Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12180
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GustavoLopesCalil.pdf266,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relatório dos auditores independentes : uma análise da influência do relatório com abstenção de opinião nas decisões de possíveis usuários das informações contábeis
Autor(es): Calil, Gustavo Lopes
Orientador(es): Nunes, Danielle Montenegro Salamone
Assunto: Demonstrações contábeis
Auditores
Auditoria
Data de apresentação: 28-Fev-2013
Data de publicação: 29-Fev-2016
Referência: CALIL, Gustavo Lopes. Relatório dos auditores independentes: uma análise da influência do relatório com abstenção de opinião nas decisões de possíveis usuários das informações contábeis. 2013. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A qualidade e a utilidade das informações contábeis estão relacionadas às qualidades que estas devem ter. Dentre elas cita-se a compreensibilidade, relevância, comparabilidade e confiabilidade. A confiabilidade da informação pode, em alguns casos, ser reforçada pelo relatório dos auditores independentes que emitem uma opinião sobre as demonstrações contábeis. Essa pesquisa buscou analisar se um relatório com abstenção de opinião poderia interferir no processo de tomada de decisão de um grupo de possíveis usuários das informações contábeis. O método da pesquisa foi baseado na coleta de dados obtida através de questionários aplicados com alunos do curso de ciências contábeis da Universidade de Brasília. Os respondentes receberam um questionário com 10 questões, sendo 4 de identificação do aluno e 6 relacionadas à possíveis decisões que os usuários das informações podem tomar a partir das informações contábeis. Para um grupo de respondentes foi disponibilizado um caderno de informações contendo o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Fluxo de Caixa, a Demonstração dos Resultados e os comentários feitos pela administração sobre o desempenho da Companhia Energética de São Paulo e para o outro grupo de respondentes foi adicionado o relatório dos auditores independentes. As análises basearam-se na comparação entre as respostas dos dois grupos. As questões relacionadas à confiabilidade das informações, risco e desempenho da empresa foram analisadas pelo teste t de Student, comparando as médias obtidas com os dois grupos. As freqüências das respostas relacionadas à compra de ações, concessão de crédito e suficiência das informações disponibilizadas, foram comparadas pelo teste Qui-Quadrado. Ainda, foi realizada a análise de conteúdo nas justificativas sobre a suficiência das informações disponibilizadas. Os resultados obtidos indicam que o relatório com abstenção de opinião afetou as decisões tomadas pelos respondentes, sendo que o grupo que teve acesso ao relatório dos auditores se comportou de forma mais conservadora, exceto quando questionados sobre o desempenho da companhia. Nesse caso, não houve diferença estatisticamente relevante entre as médias das notas atribuídas pelos dois grupos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons