Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12188
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JordanaFelipeMariano.pdf286,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Um estudo sobre as ocorrências dos verbos ter e haver e o atual sistema de ensino linguístico
Autor(es): Mariano, Jordana Felipe
Orientador(es): Naves, Rozana Reigota
Assunto: Língua portuguesa - gramática
Língua portuguesa - verbos
Mudanças linguísticas
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 29-Fev-2016
Referência: MARIANO, Jordana Felipe. Um estudo sobre as ocorrências dos verbos ter e haver e o atual sistema de ensino linguístico. 2014. 43 f., il. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O trabalho se organiza da seguinte forma: inicia-se, no capítulo 1, com o referencial teórico tido como base para o trabalho, com abordagem da trajetória histórica dos verbos ter e haver, passando para uma breve explanação do que é a Gramática Gerativa, que orienta a pesquisa e análise dos dados, além de expor a estrutura argumental desses dois verbos e uma breve discussão sobre as razões da mudança linguística no PB. Já no capítulo 2 discute-se sobre o atual sistema de ensino linguístico formal, expondo críticas e propostas de melhorias para problemas pontuais que podem ser observados nas escolas. Além disso, trata-se também da importância do papel do professor na transmissão do conhecimento e na mudança de ensino proposta, e também da importância do ensino de gramática, apesar desses problemas pontuais que já foram abordados por diversos estudiosos, como Possenti (1998) e Bechara (1985). No capítulo 3 há a metodologia, apresentação e análise de dados, mostrando o que foi possível observar após a separação dos dados por categorias. E, por fim, as conclusões finais, onde debate-se sobre o que foi possível absorver com o trabalho, o que ainda tem para ser analisado e dificuldades encontradas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons