Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12201
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_RobersonCoelhodeAbrantes.pdf551,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O impacto da adoção das normas internacionais de contabilidade no preço das ações listadas na BM&FBOVESPA : um estudo de evento dos principais fatos que marcaram o processo de convergência para as normas internacionais
Autor(es): Abrantes, Roberson Coelho de
Orientador(es): Coutinho, Paulo César
Assunto: Sociedades por ações
Demonstrações contábeis
Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS)
Data de apresentação: 14-Dez-2012
Data de publicação: 2-Mar-2016
Referência: ABRANTES, Roberson Coelho de. O impacto da adoção das normas internacionais de contabilidade no preço das ações listadas na BM&FBOVESPA: um estudo de evento dos principais fatos que marcaram o processo de convergência para as normas internacionais. 2012. 27 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este artigo investigou os efeitos dos principais eventos que marcaram o processo de convergência para as normas internacionais de contabilidade e os impactos que estes processos exerceram na percepção dos acionistas através do preço das ações negociadas na Bm&fbovespa. Foi utilizado o método de pesquisa “estudo de evento” para estimar se a taxa média de retorno anormal apurada nos eventos, criação do CPC, aprovação da Lei nº 11.638/2007 e aprovação da Lei nº 11.941/2009, foram estatisticamente relevantes ao nível de significância de 5% ao ponto de rejeitar a hipótese de que a taxa média de retorno anormal seria igual a zero. Resultados apontaram que para os três eventos analisados, somente o terceiro evento, aprovação da Lei nº 11.941/2009, foi possível rejeitar a hipótese, comprovando assim que o mercado não foi eficiente na forma semiforte para este evento, e assim proporcionando aos investidores a obtenção um retorno superior ao retorno esperado pelo mercado. Sendo assim, pode-se concluir que o processo de convergência das normas de contabilidade brasileira para o padrão internacional foi relevante para o mercado e também aponta que apesar dos esforços realizados na tentativa de desvincular a contabilidade societária da contabilidade fiscal, com a introdução de normas contábeis mais voltadas para a melhoria da informação aos usuários das demonstrações financeiras, ainda existe muita preocupação da sociedade brasileira com as necessidades informacionais do fisco e com os aspectos fiscais que atingem as empresas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2012.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons