Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12224
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_NataliadeMenezesBarbosa.pdf644,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As pesquisas divulgadas pelos periódicos europeus de contabilidade circulam antes de sua publicação?
Autor(es): Barbosa, Natália de Menezes
Orientador(es): Morgan, Beatriz Fátima
Assunto: Ciências Contábeis - produção científica
Periódicos científicos
Comunicação científica
Data de apresentação: 4-Dez-2013
Data de publicação: 4-Mar-2016
Referência: BARBOSA, Natália de Menezes. As pesquisas divulgadas pelos periódicos europeus de contabilidade circulam antes de sua publicação? 2013. 33 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O artigo científico é um meio de registrar os resultados e os achados de uma pesquisa. Para comunicar à sociedade as novas descobertas, ele pode ser levado para discussão em eventos científicos ou ainda, em alguns casos, ser publicado por periódicos nacionais ou internacionais. Estudos anteriores têm constatado que a área de contabilidade brasileira necessita de maior inserção internacional de seus artigos científicos. Essa pesquisa, portanto, tem por objetivo principal verificar possíveis influenciadores na aceitação do artigo pelo periódico, analisando principalmente a circulação de artigos em eventos científicos (workshops, seminários e congressos) e a contribuição recebida de indivíduos antes de ser submetido à revista. Utilizou-se do método da estatística descritiva para sumarizar, através de gráficos e diagramas, todos os dados coletados. Como resultado, constatou-se que um total aproximado de 80% dos artigos publicados pelo Accounting, Organizations and Society participaram de eventos científicos ou receberam contribuições de indivíduos antes de sua submissão ao periódico, o que se supõe ser de fundamental importância para pesquisadores que pretendem tornar seu trabalho uma publicação definitiva.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons