Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12229
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FelipedosSantosRodrigues.pdf816,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Política fiscal no Brasil : de 2008 à 2014 uma análise sobre os indicadores fiscais brasileiros dos últimos sete anos
Autor(es): Rodrigues, Felipe dos Santos
Orientador(es): Wilbert, Marcelo Driemeyer
Assunto: Política tributária
Indicadores econômicos
Endividamento público
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 4-Mar-2016
Referência: RODRIGUES, Felipe dos Santos. Política fiscal no Brasil: de 2008 à 2014 uma análise sobre os indicadores fiscais brasileiros dos últimos sete anos. 2015. 39 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo determinar o rumo da política fiscal brasileira adotada nos últimos sete anos (2008 a 2014), tendo como benchmark o trabalho elaborado por Giambiagi (2008). A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva e elaboração de tabelas e gráficos, os principais indicadores econômicos analisados foram: o resultado primário e nominal do governo central, a receita primária do governo, as despesas primárias e a evolução da dívida bruta e líquida do governo geral. Conforme análise dos dados, observou-se que no período houve uma queda significativa da receita influenciada, de um lado, pela queda da atividade econômica, e de outro pela política de desoneração de tributos. Por outro lado a despesa primária vem crescendo a cada ano, influenciada principalmente pelos gastos com custeio e capital e previdência (INSS), ambos cresceram significativamente no período. Este desarranjo fiscal vem impactando negativamente os resultados primário e nominal, como também vem contribuindo para o aumento do endividamento, tanto em termos líquidos quanto em termos brutos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons