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Título: A produção textual no contexto da educação superior indígena inclusiva na universidade pública
Autor(es): Euzebio, Umberto
Orientador(es): Ribeiro, Ormezinda Maria
Assunto: Índios - educação
Inclusão universitária
Ensino superior
Data de apresentação: 7-Jul-2015
Data de publicação: 7-Mar-2016
Referência: EUZEBIO, Umberto. A produção textual no contexto da educação superior indígena inclusiva na universidade pública. 2015. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O governo brasileiro tem orientado suas políticas públicas no sentido de promover ações que resgatem dívidas sociais históricas com os povos originários. Assim, foi firmado um convênio entre a Fundação Nacional do Índio – FUNAI e a Universidade de Brasília – UnB objetivando formar profissionais indígenas em nível superior. São estudantes oriundos de escolas públicas que apresentam deficiência na formação básica, requisito fundamental para seguir o curso na UnB. Os problemas de leitura e escrita vão desde definições, operações envolvendo léxico, compreensão de expressões e textos elementares até a construção do texto, conhecimentos fundamentais para acompanhar as disciplinas do curso. Além desses problemas pontuais foi observado, uma frequente autocrítica negativa em relação à sua capacidade em compreender a língua portuguesa, somado aos problemas de discriminação, exclusão e preconceitos étnicos no ambiente universitário. Para sanar essas deficiências, foi oferecida uma disciplina específica de oficina de leitura e produção de texto envolvendo a construção do texto a partir de outro texto com temática indígena. Os aspectos didáticos e pedagógicos foram definidos partindo da seleção dos conteúdos com maiores dificuldades relatadas pelos próprios alunos. As aulas foram desenvolvidas a partir da leitura do texto indígena com a construção do texto oral por meio de discussões que se seguiram à interpretação. Como resultado do trabalho de um semestre de curso houve efetivo aproveitamento dos alunos, tanto no aspecto quantitativo, por notas, quanto no qualitativo, melhorando a autoestima, a socialização, a familiarização com a produção textual oral e escrita e a capacidade em compreender e interpretar as ideias do texto. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The Brazilian government has oriented its public policies to promote actions to rescue historical social debt to indigenous peoples. Thus, an agreement was signed between the National Indian Foundation - FUNAI and the University of Brasilia - UnB aiming to train indigenous professionals in higher education. Are students from public schools that are deficient in basic training, fundamental requirement to follow the course at UnB. The reading and writing problems ranging from definitions, transactions involving lexicon, understanding elementary texts and expressions to the construction of the text, fundamental knowledge to keep up with course subjects. In addition to these specific problems noted, frequent negative criticism regarding their ability to understand portuguese, added to the problem of discrimination, exclusion and ethnic bias in the university environment. To remedy these shortcomings, a discipline of Reading and Text Production workshop involving the construction of the text was offered from another text with indigenous issues. The didactic and pedagogical aspects have been defined starting from the selection of the content with the greatest difficulties reported by the students themselves. The classes were developed from reading the text indigenous to the construction of oral text through discussions based on the interpretation. As a result of the work of a semester course was effective student achievement in both the quantitative aspect, for notes, and qualitative, improving self-esteem, socialization, familiarization with the oral text production and writing and the ability to understand and interpret text ideas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2015.
Aparece na Coleção:Letras - Português



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