Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12244
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_EduardoPiodaSilva.pdf666,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gastos em educação : prioridade dispensada pelo governo federal
Autor(es): Silva, Eduardo Pio da
Orientador(es): Santos, Antônio Carlos dos
Assunto: Gasto público
Educação e Estado
Orçamento público
Data de apresentação: 3-Dez-2015
Data de publicação: 10-Mar-2016
Referência: SILVA, Eduardo Pio da. Gastos em educação: prioridade dispensada pelo governo federal. 2015. 44 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho estuda os gastos realizados pelo Governo Federal em educação entre 2005 e 2014, assim como sua prioridade em relação às demais áreas de atuação governamental, sob seus aspectos fiscal e macroeconômico, visando constatar se a educação pode ser considerada uma prioridade em relação aos demais dispêndios governamentais. Para tanto, buscou-se relacionar o total de recursos destinados à educação com os demais gastos, comparar a proporção de recursos gastos em educação em relação ao PIB do país, verificar o total de recursos contingenciados nas diferentes funções governamentais e evidenciar a composição dos gastos com educação ao longo do tempo. Trata-se de uma pesquisa descritiva restrita à análise de dados pré-existentes. Quanto à coleta de dados, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, sendo os dados financeiros extraídos do Siga Brasil, sistema disponibilizado pelo Senado Federal. Os achados do estudo mostraram que os gastos com educação têm sim sido uma prioridade para o Governo Federal, sob os aspectos fiscal e macroeconômico, no período analisado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons