Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12247
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JanainaMachadodeSouza.pdf595,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise das informações sobre o risco de crédito : estudo de caso do banco Santander
Autor(es): Souza, Janaina Machado de
Orientador(es): Mendes, Paulo César de Melo
Assunto: Inadimplência (Finanças)
Bancos
Instituições financeiras
Risco de crédito
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 10-Mar-2016
Referência: SOUZA, Janaina Machado de. Análise das informações sobre o risco de crédito: estudo de caso do banco Santander. 2015. 42 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A economia mundial passou a conviver com forte risco sistêmico, motivado por uma grave crise de confiança, a predominância de incerteza fez com que as instituições recuassem as concessões de crédito, reduzindo fortemente a liquidez dos agentes econômicos. A redução da oferta de credito fez com que as empresas revissem seus projetos de investimentos, contraindo a atividade da economia, desta maneira com o passar dos anos não é mais possível, haver uma sociedade sem a utilização de um sistema financeiro eficiente, sendo assim a intermediação financeira é função básica do sistema financeiro, é essencial para o crescimento econômico de um país, pois as atividades de gerir e analisar o crédito tem um papel importante no contexto sócio econômico, pois surge como necessidade para incremento na economia. A inadimplência tem se tornando tema de preocupação das mais diversas instituições financeiras, pois a mesma afeta diretamente seu lucro. O conteúdo central desse trabalho está na preocupação de como mitigar a inadimplência utilizando mecanismos de controle de risco de crédito, atribuída às normativas propostas pelos órgãos reguladores. A fundamentação teórica deste trabalho foi realizada através de pesquisa bibliográfica, com informações relacionadas aos acordos da Basiléia, bem como as ferramentas de gestão de crédito e aos riscos que as instituições financeiras estão expostas. A estrutura compreendeu a coleta de dados dos relatórios anuais do Banco Santander, procurando analisar os dados relevantes ao índice da Basiléia e seu índice de inadimplência. A conclusão foi baseada através da analise dos dados obtidos ao longo dos anos de 2011 a 2014, que proporcionaram através dos dados coletados que com uma boa gestão do risco de crédito as instituições podem mitigar seus riscos, que o mesmo não é passível de eliminação, mas com uma gestão eficiente e um acompanhamento continuo é possível ter reduções significantes em seus percentuais. Os mecanismos mitigadores do Risco de crédito utilizados pelo Banco Santander mostraram-se eficientes no processo de redução do índice de inadimplência, bem como atendem as normas propostas pelo Comitê da Basiléia.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons