Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12250
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_EveraldoPereiradaSilva.pdf79,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A divulgação da carga tributária em supermercados e lanchonetes e a percepção dos clientes sobre a divulgação
Autor(es): Silva, Everaldo Pereira da
Orientador(es): Resende, Alex Laquis
Assunto: Comportamento do consumidor
Impostos - arrecadação
Data de apresentação: 2-Dez-2013
Data de publicação: 10-Mar-2016
Referência: SILVA, Everaldo Pereira da. A divulgação da carga tributária em supermercados e lanchonetes e a percepção dos clientes sobre a divulgação. 2013. 20 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: No final do ano de 2012, a Presidente da República sancionou a Lei nº 12.741, de 8 de dezembro de 2012, que determina aos donos de estabelecimentos comerciais a divulgação do valor do imposto embutido no preço de cada produto a venda no seu comercio. No entanto, poucos pesquisadores estudaram de maneira sistemática as conseqüências da falta de informação sobre o quanto se paga de impostos nos produtos que encontramos nas prateleiras dos supermercados e diversos estabelecimentos comerciais. O objetivo deste estudo é justamente saber qual o impacto desta informação para os consumidores de hipermercados na cidade de Brasília. A pesquisa envolveu 500 (quinhentos) consumidores escolhidos aleatoriamente em três supermercados de Brasília, que responderam um questionário com algumas perguntas predefinidas e uma questão em aberto, na qual o entrevistado tinha total liberdade para dar sua resposta. Foi adotado o método descritivo, experimental e bibliográfico, descrevendo as características da amostra, além de uma base em documentos, livros e artigos para o desenvolvimento do estudo. A maioria dos entrevistados afirma que é relevante saber sobre o tema mas a maioria não sabia que há a informação sobre os tributos no cupom fiscal.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons