Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12274
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_HannaRobertaSaraivaParente.pdf673,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Opinião de professores do ensino médio, de uma escola do Distrito Federal, sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em suas salas de aula
Autor(es): Parente, Hanna Roberta Saraiva Parente
Orientador(es): Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro
Assunto: Educação inclusiva
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 14-Mar-2016
Referência: PARENTE, Hanna Roberta Saraiva. Opinião de professores do ensino médio, de uma escola do Distrito Federal, sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em suas salas de aula. 2015. 28 f. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: No início da década de 90, a educação especial começou a ganhar um caráter mais inclusivo. Nessa nova perspectiva, as instituições de ensino deveriam respeitar as especificidades de cada estudante, e proporcionar ao mesmo, aprendizagem e um desenvolvimento global. Porém, os professores da educação básica continuam afirmando que não foram preparados para trabalhar com educandos com necessidades educacionais especiais. Com o intuito de proporcionar aos estudantes das licenciaturas a oportunidade de estar inserido na realidade escolar, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) criou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O maior objetivo desse programa é a inclusão de licenciandos na realidade das escolas públicas, desde o início da sua graduação. Todo esse trabalho foi desenvolvido durante a participação da autora no PIBID. Este trabalho tem como objetivo identificar a opinião dos professores do Ensino Médio sobre a inclusão educacional e quais as dificuldades enfrentadas por eles nesse processo. A pesquisa realizada é fundamentada na Epistemologia Qualitativa de González Rey. Foi aplicado um questionário a 20 professores com o intuito de saber sua opinião sobre a inclusão educacional e as suas dificuldades. Ao longo dessa pesquisa, verificamos que a inclusão ainda é um desafio. Dos nove professores que responderam ao questionário, percebemos que três tinham postura contrária à inclusão. Os demais professores se mostraram mais dispostos e participativos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2015.
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons